Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Estudantes conhecem trajetórias e lições de empresários no Clube do Jovem Empreendedor

Alunos da Escola Municipal Pascoal Meller participaram do Café com o Empreendedor com os diretores da Pavei Empreendimentos

Por Sophia Rabelo 15/05/2025 - 16:21
Foto: ACIC
Foto: ACIC

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 Inovação, coragem, dedicação e persistência foram algumas das mensagens levadas pelos alunos da Escola Municipal Pascoal Meller durante o bate-papo com os empresários Antônio Deoclésio Pavei, fundador da Pavei Empreendimentos, e o diretor da construtora, Alessandro Pavei, também diretor da Acic.

O Café com o Empreendedor aconteceu nesta semana dentro do Projeto Clube do Jovem Empreendedor, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Criciúma em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma (Acic).

Na primeira etapa, os empresários visitam as escolas. Depois, os estudantes terão a oportunidade de conhecer de perto a rotina das empresas.

"Com dez anos já comecei a vender bijuterias na escola, mas o negócio não deu certo. Agora quero vender brigadeiros. Meu pai me incentiva muito", conta Lahis Freitas, de 12 anos. "Hoje aprendi que não precisamos ter muito dinheiro para começar. Meu sonho é fazer Medicina e ter minha própria clínica", compartilha.

Outro participante, José Allyf, também de 12 anos, integra o projeto pela segunda vez. "Nesse encontro aprendemos como evoluir na vida. É uma grandeza poder conversar com esses empresários", afirma.

Empresários compartilham trajetórias

Para Alessandro Pavei, também diretor da Acic e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Criciúma, a troca com os alunos foi tão rica quanto inspiradora.
"Viemos compartilhar nossa experiência, mas acabamos aprendendo com eles. São crianças curiosas, e isso é algo que devemos preservar. Trouxemos um pouco da nossa visão empreendedora e incentivamos a coragem e a confiança para enfrentar o mercado de trabalho," destacou.

"Quanto mais cedo esses jovens empreenderem, mais fácil será aprender com os erros e ajustar o caminho. O custo das escolhas é menor e as oportunidades, maiores. A dica é: trabalhem mais do que recebem hoje, porque no futuro, com certeza, colherão muito mais," completou Pavei.

O fundador da empresa, Antônio Deoclésio Pavei, também reforçou a importância de não desistir. "Viemos dizer a eles que é possível sonhar e realizar. Comecei como servente de pedreiro, trabalhando de graça para aprender. Hoje, temos uma empresa com 43 anos. O entusiasmo dos alunos foi contagiante. A principal dúvida era: como começar? E minha resposta é simples: com coragem, não desistir nos primeiros desafios e muito trabalho."

"A educação sempre foi uma das grandes bandeiras da Acic, e apoiar iniciativas como o Clube do Jovem Empreendedor reforça esse compromisso. Estamos falando de um projeto que planta sementes de inovação, liderança e protagonismo nas novas gerações. Incentivar o empreendedorismo desde cedo é construir um futuro mais preparado, mais criativo e com mais oportunidades. Sem dúvida, essa ação está fazendo a diferença na vida desses estudantes e, consequentemente, no desenvolvimento da nossa região", ressalta o presidente da Acic, Franke Hobold.

Impacto do projeto

Para a secretária de Educação de Criciúma, Giovana Benedet Zanette, o impacto vai além do conteúdo. "A educação empreendedora não apenas ensina conceitos, mas também promove a autoconfiança e a autonomia dos nossos alunos. Quando nossos estudantes têm a oportunidade de transformar suas ideias em projetos reais, é incrível ver como percebem que são capazes de fazer a diferença no mundo ao seu redor. Esse reconhecimento é poderoso e extremamente gratificante", considera a secretária.

A coordenadora do Clube do Jovem Empreendedor, Rúbia Acordi, também salienta a importância da iniciativa. "O Clube nasceu para despertar o espírito empreendedor nas crianças, incentivando a criatividade, a liderança e a vontade de transformar o mundo".

"Preparamos os professores com formações pensadas para a realidade de cada escola, trabalhando temas como inovação, soluções sustentáveis, tecnologias digitais, oratória, educação financeira e gestão de projetos, de forma leve e prática", acrescenta.

A terceira edição do projeto tem a participação de 13 escolas e quase 200 alunos dos sextos, sétimos e oitavos anos.

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito