Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Estudante de Tubarão vence a etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas

Aluno do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Coração Feliz, em Tubarão, é o vencedor da etapa estadual do 54º Concurso

Por Redação Criciúma, 07/05/2025 - 15:25
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Henrique Pereira Michels, do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Coração Feliz, em Tubarão, é o vencedor da etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. O estudante, de 15 anos, e a instituição de ensino receberão premiações de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, conforme o regulamento.

Nesta edição, os jovens foram convidados a darem voz à imensidão do mar, mergulhando em sua grandiosidade, nas ameaças que enfrenta e na importância de sua preservação. Com o tema "Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo", os participantes tiveram a chance de expressar sua consciência ambiental em uma mensagem ao mundo.

 Citando um trecho do poema Mar Português, de Fernando Pessoa ("Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu"), Henrique inicia sua carta aos "senhores poderosos da humanidade" pedindo mais qualidade de vida. O estudante descreve a relação de interdependência entre o oceano e todas as espécies e aponta o descarte irregular de lixo, a pesca predatória e o aquecimento global como causas da degradação ambiental. "Esta carta nada mais é do que súplica, um pedido de misericórdia e, em último caso, um aviso", alerta um febril oceano, preocupado com a sua preservação.

Finalistas – Mirela Jungles dos Santos, da Escola Básica Municipal Guita Federmann, de Três Barras, ficou em segundo lugar; já a terceira colocação ficou para o estudante Pedro Henrique da Silva, da Escola SESI, de Rio do Sul. No Estado de Santa Catarina, foram recebidas 141 cartas de 70 escolas. Nas últimas edições do concurso, estudantes dos municípios de Braço do Norte, Brusque, Canelinha, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Rio do Sul, São João do Oeste e Videira venceram a etapa estadual.

No Brasil, o certame é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional, em que são selecionadas as três melhores redações. A vencedora da etapa nacional 2025 foi Beatriz Kfouri Azevedo, de Aracaju/SE, que irá representar o Brasil na fase internacional, realizada pela União Postal Universal (UPU). A UPU é responsável por coordenar políticas e serviços postais em nível global.

Histórico – O Concurso Internacional de Redação de Cartas é mais um compromisso dos Correios com o desenvolvimento nacional por meio da educação e com sua atuação como agente público do Governo Federal. Além de incentivar a escrita entre os jovens, também fortalece o papel da estatal na promoção da responsabilidade social e no desenvolvimento da sociedade.

Segundo país mais bem colocado no Concurso, o Brasil conquistou três medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006); duas de prata (1978 e 1980); duas medalhas de bronze (1992 e 2015) e seis menções honrosas (2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2023). O país só fica atrás da China, que possui cinco medalhas de ouro. A carta vencedora de 2024 foi de uma estudante do Quênia, na África. Os resultados dos últimos 51 anos são bastante expressivos no cenário internacional. Desta forma, além de fomentar a educação no contexto nacional, a empresa também tem contribuído para alavancar, no campo educacional, a representatividade do país em esfera global.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito