O técnico do Criciúma, Eduardo Baptista, participou do programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, na noite desta quarta-feira (2). O treinador falou sobre a chegada no clube, reformulação do elenco, esquema com três zagueiros, a volta de Fellipe Mateus e o planejamento para a disputa da Copa Santa Catarina.
Eduardo Baptista já fez nove jogos no comando do Tigre. Ele fala sobre como encontrou o grupo de atletas e qual foi a virada de chave para que a equipe se recuperasse na Série B.
"Uma cobrança muito grande era a questão de comportamento, de um time mais aguerrido, mais agressivo. Passar confiança. E eles entenderam, aos pouquinhos. A gente vai ganhando novas armas. E esperamos sair dessa situação", afirma.
Um dos maiores questionamentos da torcida é o esquema com três zagueiros. O técnico explicou a metodologia.
"Eu não consigo ficar por uma bola. Linha baixa. Eu gosto de pressionar, de não deixar o adversário jogar. Eu jogo com três atacantes, Nicolas, Diego e Jonatha Robert. Os três próximos. Os meus pontas são os alas. Temos esses três homens por dentro e mais dois alas pisando na linha. Nós jogamos praticamente com cinco atacantes. Falar em três zagueiros parece defensivo. Não é. Eu jogo com dois zagueiros. O terceiro homem é o Zé Gabriel, que por vezes ele entra por dentro. Os meus atacantes não passam do meio-campo para trás. Os três se mantém no alto e pressionando. É um sistema que exige uma visão além", explica.
Eduardo Baptista não descartou a possibilidade de Jean Carlos e Jonatha Robert jogarem juntos.
"Joga. Os meus pontas eles são os alas. Perfeitamente, você ter um 9 ali e dois meias. Sem problema algum. Pode jogar Fellipe Mateus e Jean, Fellipe e Jonatha Robert. A briga é boa", comemora ele.
Ele fez grandes elogios ao futebol do Felipinho e revelou que o jogador poderá ser titular em breve.
"O Felipinho é natural, é da função. Talvez, o Felipinho é o que tenha mais essência desse ponta. Ele corre no corredor e tem uma diagonal boa. Ele ataca muito rápido o espaço. Fatalmente, vai virar titular".
Fellipe Mateus está retornando. Eduardo Baptista informou que pretende utilizar o jogador como segundo volante.
"Só que aí requer mais treinamento. Vai precisar de um pouquinho mais de tempo. Mais jogo. Nesse sistema, onde podemos usar ele em excelência é como segundo volante. É um cara lúcido, a bola não queima no pé e vai jogar em um setor que não tem muita pressão, de frente", revela o treinador.
De setembro a novembro, o Criciúma vai disputar a Copa Santa Catarina. O técnico disse que o planejamento já está sendo feito.
"Vamos ver as datas e a maneira que ela será disputada. A ideia é ir com força máxima. Tentar encaixar o calendário da Copa SC na Série B. Um exemplo, vamos jogar em uma terça-feira em Criciúma, e se conseguir ter um jogo na quarta, em casa ou próximo, aí o G2 desceria com apoio do Sub-20. É conciliar junto com a Federação os jogos serem casados", finaliza.
Ouça na íntegra o Programa Ponto Final: