Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Escuta Especializada será implantada em Içara

Profissionais estão sendo capacitados para realizar o atendimento às crianças vítimas de violência
Por Redação Içara, SC, 02/06/2022 - 19:01
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Içara está cada vez mais perto de implantar o serviço de Escuta Especializada, um procedimento a ser realizado pelos órgãos de proteção das crianças e dos adolescentes por equipe especializada, composta por profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social. Durante esta quarta-feira, dia 1º, mais de 140 pessoas passaram por uma capacitação com o psicólogo Rudinei Luiz Beltrame no auditório Osvaldo Duarte no Paço Municipal Ângelo Lodetti.

Na pauta da capacitação a responsabilidade de cada agente da rede que compõe o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. A capacitação segue até a próxima terça-feira, dia 7, para outros sete profissionais que fazem parte da equipe que vai realizar as entrevistas da Escuta Especializada. A capacitação dos profissionais para a implantação do serviço segue a Lei Federal nº 13.431/17, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou da testemunha de qualquer tipo de violência.

"O objetivo da escuta especializada é evitar a revitimização, evitar com que a criança precise repetir muitas vezes a situação para profissionais de diferentes órgãos, evitar o sofrimento. Primeiramente será ouvido as pessoas que compõem o círculo ao redor da criança e no momento que haja necessidade a criança será ouvida uma única vez", contou Ana Satie Takayama, psicóloga que atua na Assistência Social e que fará parte da equipe especializada.

O encaminhamento para a escuta especializada será feito por qualquer profissional da rede, seja na escola, posto de saúde ou denúncia anônima. Essa denúncia vai ser encaminhada ao Conselho Tutelar municipal que fará o encaminhamento com a equipe de trabalho para ver a necessidade de uma Escuta Especializada.

"Serão 20h de capacitação, as primeiras quatro horas foram realizadas com toda a rede de garantia de direitos da criança e do adolescente. As demais 16h estão sendo oferecidas somente para as equipes que vão realizar a entrevista da Escuta Especializada, sendo eles três profissionais da saúde, dois da assistência social e dois da educação. Terminado a capacitação já vamos implantar o serviço no município. É um avanço muito importante para a segurança e integridade das nossas crianças e adolescentes", disse o secretário de assistência social, habitação, trabalho e renda Eduardo Michels Zata.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito