Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Escola S e Guia Manezinho lançam caminhadas culturais em cinco cidades

Primeiro circuito ocorre na próxima quarta-feira, dia 8, em Criciúma
Por Redação Criciúma, SC, 03/06/2022 - 12:38
Mirante da Lagoa da Conceição é um dos pontos da caminhada cultural na Capital que ocorre no dia 21 de junho. Foto: Elmar Meurer
Mirante da Lagoa da Conceição é um dos pontos da caminhada cultural na Capital que ocorre no dia 21 de junho. Foto: Elmar Meurer

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Escola S, rede de educação básica da FIESC integrada por SESI e por SENAI, dá início no dia 8 de junho aos circuitos do programa Patrimônio na Escola. A iniciativa, que tem parceria com o Guia Manezinho, é pioneira no estado e consiste em promover caminhadas culturais conduzidas pelos próprios estudantes do ensino médio da rede. O primeiro roteiro é em Criciúma (sujeito à alteração em caso de tempo chuvoso). 

De acordo com Thiago Korb, gerente de educação básica e profissional do SESI e do SENAI, a proposta é inovadora e tem como principal objetivo ampliar o conhecimento cultural dos estudantes em relação às comunidades onde vivem. "Capacitamos os docentes da Escola S e, ao final, cada um desenvolveu uma proposta de caminhada cultural com base nos conhecimentos históricos e culturais da própria região. Na sequência, os estudantes foram inseridos no projeto e atuaram na criação de um e-book com os roteiros pré-definidos", explica. 

Fábio Will, historiador e coordenador do projeto na Escola S, ressalta que a iniciativa busca aumentar o senso de pertencimento dos alunos nas comunidades. "Quando a gente entende a história de um determinado lugar, nos tornamos mais ativos e também mais críticos na defesa da memória. Há muitas histórias a serem contadas", comenta o historiador.

Além de Criciúma, que vai abordar a 'trajetória do carvão', o projeto contempla roteiros a serem percorridos em Lages (14 de junho), com lendas locais; Chapecó (15 de junho), que vai contar a miscigenação da formação da cidade a partir do século 20; Blumenau (20 de junho), que vai explorar o centro histórico; e Florianópolis (21 de junho), com roteiro a ser cumprido na Lagoa da Conceição.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito