Após quatro anos de estudos da Língua Inglesa, Arthur Herbert Vieira Ribeiro Sutili acaba de conquistar o diploma do curso feito na Escola de Idiomas Unesc. Além do inglês preparado para abrir horizontes na vida pessoal e profissional, Arthur estuda ainda nos cursos de Francês e Espanhol. ele é um dos cases de destaque da Escola, que completa 30 anos de conhecimento multiplicado e novas oportunidades abertas.
Além de aprovar na prática o modelo de ensino, para Arthur, estar em contato com o estudo de outros idiomas por meio da Escola da Universidade o fez crescer em outras áreas da vida. "O aprendizado de novas línguas também me aproximou de outras culturas, seja por meio dos filmes e músicas indicados pelos professores, questões culturais que marcam a linguagem. Na parte acadêmica também me ajudou, principalmente em pesquisa, expandindo o acesso à informação", avalia.
Apesar da alegria da formação, o estudo segue na agenda do acadêmico. "Atualmente, continuo estudando as três línguas: inglês, com uma nova turma, espanhol, em um grupo no qual entrei há pouco tempo, e francês, tanto em aulas particulares quanto em grupo, com colegas que estudo há cerca de um ano", lembra.
Assim como ele, a estudante Fabiana Cechinel Colle também realizou o sonho da formação no curso de inglês junto à comemoração de aniversário da Escola. "Como estudante, tive a oportunidade de vivenciar não apenas o aprendizado linguístico, mas também a riqueza do ambiente universitário, convivendo com colegas de diferentes cursos e culturas, todos unidos pelo interesse em línguas estrangeiras", destaca.
Para ela, que se diz apaixonada por idiomas e seguirá agora na prática da conversação, um dos grandes diferenciais da Escola de Idiomas é a dinâmica das aulas e a escolha dos temas abordados. "São extremamente contemporâneos e, muitas vezes, inéditos para os alunos. Isso faz com que, além de desenvolvermos uma nova habilidade linguística, agreguemos cultura e conteúdos relevantes para debates em nossos círculos sociais, familiares e profissionais. Este é, sem dúvida, um espaço de formação integral, que transforma o aprendizado em experiência de vida", diz orgulhosa.
Os 30 anos da Escola
A Escola de Idiomas Unesc completa neste ano três décadas de história dedicadas ao ensino de línguas e à promoção da comunicação intercultural. Criado com o propósito de ampliar oportunidades acadêmicas e profissionais, o projeto se consolidou como referência no Sul catarinense pela qualidade do ensino e pela conexão com a estrutura da Universidade.
Para celebrar o marco de três décadas de história, a Escola reuniu, na última semana, estudantes, professores e colaboradores em uma celebração intimista, mas cheia de significado.
Para marcar a data, a coordenação do curso de Letras, que abraça também a Escola de Idiomas, junto das lideranças do próprio setor, prepararam um momento de recordações e homenagens.
Representando a reitoria da Unesc, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Vanessa Moraes de Andrade, esteve no evento de comemoração e enalteceu o trabalho realizado. "Não só como representante da Pró-reitoria que tem a Escola no escopo, mas também como aluna que fui, sei da excelência do serviço prestado. Eu vivo na pele a importância do aprendizado de idiomas, aprendi muito na Escola e incentivo todos os meus alunos a aproveitarem a oportunidade de contar com esse serviço diferenciado na Unesc. Para nós é um orgulho imenso acompanhar a evolução nesses 30 anos e saber os frutos que esse conhecimento multiplicado já gerou", destacou.
As comemorações, conforme a coordenadora do curso de Letras, Daniela Arns, foram pensadas de forma a recordar a história e honrar a construção de sucesso que vem sendo feita por diversas mãos desde o início da trajetória.
"São 30 anos contribuindo com Criciúma e entorno na perspectiva da Extensão, já que a Escola exerce uma atividade que envolve Extensão, que discute Ensino, Pesquisa, Inovação e Internacionalização. Temos muito orgulho desse projeto que a cada ano tem crescido mais e mais", destaca a coordenadora, que vislumbra um futuro próximo ainda mais promissor.
Dayane Cortez, coordenadora pedagógica-administrativa da Escola, reforçou não só a história de sucesso do projeto, mas a evolução alcançada, a muitas mãos, nos últimos anos. "Vamos chegar neste ano a 600 alunos na escola, algo que há pouco tempo era inimaginável. Isso tudo tem sido possível graças ao apoio institucional, à qualidade do serviço prestado e à marca de credibilidade que a Unesc constrói há 57 anos", apontou.
Serviços de excelência
Atualmente, a Escola de Idiomas oferece cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Guarani, Inglês, Italiano, Português para estrangeiros e Libras. Além disso, disponibiliza serviços especializados, como a aplicação de provas de proficiência, do TOEFL, traduções e revisões.
Entre os diferenciais da escola estão o corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores com especialização nas áreas de atuação, a autorização para aplicação oficial do TOEFL e a abordagem comunicativa, com conversação desde a primeira aula. O respaldo da infraestrutura de uma Universidade como a Unesc garante aos estudantes recursos modernos e um ambiente acadêmico que estimula a aprendizagem.
Uma das iniciativas de destaque é o Pró-Idiomas, programa pensado para atender grupos específicos de estudantes e o público interno da Universidade. Atualmente, o projeto é voltado a alunos de mestrado e doutorado, pesquisadores e à equipe técnica do Stricto Sensu, oferecendo formações completas em inglês e espanhol, alinhadas às necessidades acadêmicas e científicas.
"São 30 anos de um trabalho construído com dedicação e resultado. Mais do que ensinar idiomas, promovemos oportunidades e abrimos portas para experiências internacionais, pesquisa e intercâmbio cultural", ressalta Dayane.