Uma comitiva da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), está na Europa até o próximo sábado (6), em missão técnico-científica para consolidar parcerias com três instituições de referência internacional em agropecuária sustentável. O objetivo é trazer novas tecnologias e conhecimentos que fortaleçam a competitividade e a sustentabilidade da agricultura familiar catarinense.
Segundo o presidente da Epagri, Dirceu Leite, a missão inclui visitas à França, Alemanha e Irlanda, com foco em produção de leite orgânico, manejo de pastagens, bem-estar animal e técnicas de redução da emissão de gases de efeito estufa. “Estamos trazendo experiências de institutos que têm 50, 100 anos de história em pesquisa. Nossa meta é adaptar essas soluções para Santa Catarina, onde 80% das propriedades são familiares e o estado se destaca na produção de leite e outros produtos agrícolas”, afirma.
A comitiva também busca estabelecer protocolos de cooperação e permitir intercâmbio de pesquisadores, garantindo que o conhecimento internacional seja aplicado no dia a dia dos agricultores catarinenses. O presidente destaca que o estado, mesmo ocupando apenas 1% do território nacional, consegue gerar alta produção graças à aplicação de tecnologia aliada à experiência local.
Ouça a entrevista completa: