Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Entra em vigor o rotativo na rua Marcos Rováris

Primeira semana será de conscientização entra a rua Marechal Deodoro e Domingos Darós
Heitor Araujo
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 21/01/2020 - 10:56Atualizado em 21/01/2020 - 10:57
Fotos: Heitor Araujo
Fotos: Heitor Araujo

Entrou em vigor o estacionamento rotativo na rua Marcos Rováris entre a Marechal Deodoro e a Domingos Darós. Os agentes de fiscalização da Diretoria de Transporte e Trânsito (DTT) já operam no local para a conscientização dos motoristas nesta primeira semana de adequação. A recomendação da DTT é de que os agentes de trânsito não multem nesta quadra nos primeiros dias.

Segundo o agente designado para a rua, a cobrança ainda gera dúvidas aos motoristas. O trabalho é focado na comunicação com as pessoas sobre a necessidade do pagamento. De acordo com o coordenador do estacionamento rotativo em Criciúma, Frank Bez Fontana, a implementação do sistema foi uma solicitação dos comerciantes da região.

Frank afirma que, atualmente, Criciúma tem aproximadamente 800 vagas de estacionamento rotativo, todas no Centro. Está em estudo a possibilidade de ampliação para o Rio Maina e Próspera. "Os comerciantes dessas regiões nos solicitaram, mas ainda estamos em fase de estudos. Tem que avaliar bem a logística, então pode ser que entre em vigor no segundo semestre deste ano", aponta.

Nos próximos dias, deve entrar em vigor o rotativo na rua Antônio de Luca, na quadra do Colégio Marista, e em uma quadra na rua São José. Comerciantes da Pedro Benedet solicitaram a implementação. A DTT faz o estudo técnico para avaliar a viabilidade, pois na rua há poucas vagas para uma extensão muito longa, o que demandaria um grande número de monitores. "É possível que ali a gente coloque o estacionamento de 15 minutos", respondeu Frank,

Na rua Marcos Rováris, há relatos de reclamações, mas também de apoio ao rotativo. "É importante quando tem a vaga. Eu cheguei agora e achei a vaga. Há a falta de estacionamento e o rotativo é importante porque abre as vagas. Aqui na Marcos Rováris normalmente era difícil estacionar", disse um motorista. Outro, no entanto, reclamou com o agente: "vou ter que pagar mais isso agora?".

Um estacionamento na mesma quadra não deve sentir os impactos do rotativo. De acordo com o administrador do local, desde que o negócio abriu, no começo dos anos 2000, o atendimento é mais presente na modalidade de mensalistas, com convênios com negócios próximos para o estacionamento de funcionários. "Nessa região não tinha tanto o entra e sai de veículos, ficava mais para o outro lado da Praça. Agora, com a ampliação de negócios no entorno, cresceu essa demanda, mas nós sempre focamos nos mensalistas", afirmou o gerente.