Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dor crônica em debate durante simpósio realizado na Unesc

Primeira parte do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (06/06). À noite, novas palestras e debates ocorrerão no Auditório Ruy Hülse
Por Redação Criciúma, SC, 06/06/2022 - 22:15
Foto: Marciano Bortolin/ Agecom Unesc
Foto: Marciano Bortolin/ Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A dor é considerada o quinto sinal vital, sendo uma experiência multidimensional relacionada a aspectos físicos e emocionais. Imagine viver com uma dor constante que, muitas vezes, não deixa você de realizar tarefas consideradas simples do dia a dia, o impedindo de ser produtivo em casa e no trabalho. 

Esta é a realidade de muitas pessoas, e na busca por ampliar o debate em torno, principalmente, da dor crônica, a Unesc recebe nesta segunda-feira (06/06) o III Simpósio Interdisciplinar sobre Dor Crônica da Região Carbonífera. 

A primeira parte do evento ocorreu durante a manhã, no Auditório Ruy Hülse, e contou com palestra dos professores doutores Jamir Sardá e Micheline Koerich, além do Doutor Bruno Loz. "A nossa Universidade tem oito programas de mestrado e cinco de doutorado, sendo que momentos como este proporcionam uma conexão perfeita entre a ciência, que nós produzimos aqui, e a finalidade a que ela deve se destacar que é a conexão com aqueles que estão no cenário de práticas cuidando das pessoas que apresentam o fenômeno da dor e precisam, portanto, das diferentes intervenções. Além deles, temos aqueles que estão em processo de formação e precisarão, amanhã, em qualquer área da saúde, enfrentar um fenômeno como este", destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

O conhecimento científico e a fomentação do aprendizado, especialmente, sobre dor crônica, estão entre os objetivos do simpósio. "Cumprimos o nosso papel de Universidade Comunitária tendo o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, que representam os pilares de uma universidade, e trazendo a produção do conhecimento externo para conectar com o aprendizado dos nossos estudantes ou dos nossos profissionais", conclui a reitora. 

Multiprofissional e Interdisciplinar 

Além das palestras, o período da manhã ainda teve a mesa redonda "Do Acolhimento ao Controle da Dor Crônica". "Este é o terceiro simpósio para refletir e aprofundar informações qualificadas sobre a dor crônica, algo que é tão frequente e desafiador para quem atende os pacientes e, de forma tão complexa, desafia os profissionais de saúde. Assim é também com os estudantes quando começam a ter contato com os pacientes, tanto em disciplinas de estágio ou outras formas de interação", fala o presidente do simpósio, Willians Cassiano Longen.

Ele acrescenta que a ideia do evento surgiu de um grupo de reabilitação de trabalhadores, do qual faz parte. "O principal sintoma apresentado por eles está relacionado à dor. Isso nos motivou a desenvolver o primeiro evento, mas queremos contribuir com a redução em outras áreas, porque a diminuição da dor é importante para todos. É uma temática transversal para todas as especializações, por isso o evento se propõe a sensibilizar toda a relevância da temática e as possibilidades que temos, além de trabalhar a inscrição curricular neste assunto, tanto no Ensino, na Pesquisa e bom atendimento clínico, comunitário e hospitalar para podermos aprender mais sobre o assunto e como minimizar o sofrimento humano", pontua.

Mais debate

A programação do simpósio será retomada à noite, com outras três palestras proferidas pelos professores João Henrique Araújo, Carlos Moreira e Fernanda Milanez. Uma mesa redonda interdisciplinar também será realizada. "A alegria é o sentimento comum por poder estar aqui e ver o auditório encher. Este é um tema transversal e todos os profissionais da saúde se deparam com isso no dia a dia, o olhar tem que ser indisciplinar, como é a proposta deste evento. Estamos muito felizes em ir para a terceira edição, agora voltando ao presencial, possibilitando esta troca. Um momento importante para tirar dúvidas e para a interação entre os profissionais de todas as áreas da saúde", cita a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unesc (PPGSCol), Cristiane Damiani Tomasi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito