Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Doação de sangue cai pela metade em Criciúma

Estoque abaixo do normal preocupam direção do Hemosc
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 11/11/2021 - 16:26
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A doação de sangue no Hemosc de Criciúma está abaixo do necessário para suprir a demanda. O gerente técnico do órgão, Rafael da Silva, diz que são necessárias pelo menos 60 doações por dia. “As doações de residentes em Criciúma caíram bastante e temos uma situação de estoque reduzido para os tipos O Positivo, O Negativo, A Positivo e  A Negativo. Na segunda-feira, tivemos 30 doações e na terça-feira, 40,, quantidade abaixo do necessário. Só no Hemosc de Criciúma precisamos de pelo menos 60 doações por dia. Os estoques que tínhamos há um mês estão caindo gradativamente, por isso pedimos a solidariedade da comunidade”, comenta.

Silva fala ainda que houve o registro de aumento em outubro, mas voltou a cair. “Só para os hospitais do Sul são 2,5 mil bolsas de sangue. Agora os hospitais estão retomando cirurgias que estavam represadas, então a tendência é aumentar o consumo. Estamos em um período que precisa incrementar para dar segurança e não interromper os atendimentos. Somos referência na parte de hemoterapia, então, além da doação, tem o ambulatório que presta serviço especializado”, fala. 

Podem doar, pessoas acima de 16 anos de idade e que tenham pelo menos 50 quilos e apresentar documento com foto no ato da doação. “É preciso estar se sentindo bem de saúde, por exemplo, sem sintoma gripal, principalmente neste momento de pandemia”, relata Silva, acrescentando que as dúvidas podem ser tiradas no site do Hemosc https://www.hemosc.org.br.
 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito