Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dia Mundial Sem Cigarro: saiba como parar de fumar

Data visa alertar sobre as doenças causadas pelo tabagismo, além do cigarro eletrônico
Por Redação Cocal do Sul, SC, 31/05/2022 - 11:25
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o intuito de conscientizar a importância do abandono do cigarro e alertar para os riscos causados pela nicotina, foi instituído o Dia Mundial Sem Cigarro, celebrado nesta terça-feira, dia 31. A importância desta data é alertar sobre as doenças relacionadas ao tabagismo, como a principal delas sendo o câncer, além de mortes que poderiam ser evitadas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde conta com um grupo de tratamento para fumantes, que é coordenado por uma equipe de profissionais capacitados.

Os encontros acontecem na sala de reuniões da Secretaria de Saúde, todas as quartas-feiras. Este grupo é mantido pelo Ministério da Saúde e pelo município, que colaboram com medicamentos e o que for necessário para que os trabalhos estejam em andamento. Atualmente, existe uma fila de espera de pessoas que desejam participar dos encontros. A Secretaria Municipal de Saúde está avaliando ampliar os atendimentos para melhor atender a todos.

O prefeito Fernando de Fáveri lembra que nunca é tarde para buscar ajuda. “A importância deste dia, sem sombra de dúvidas, é buscar a qualidade de vida para esses pacientes que procuram a rede pública de saúde e que também têm o direito de ter esse tratamento garantido”, pontua o prefeito.

A assistente social da equipe multidisciplinar de saúde e também responsável pelo programa de tabagismo, Sinara Crippa Milanez, afirma que os fumantes têm risco oito vezes maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que aqueles que não são fumantes. 

Além disso, o ‘queridinho’ dos jovens, o cigarro eletrônico, um dispositivo que simula a sensação de fumar um cigarro comum, apresenta riscos ainda maiores, por conter substâncias tóxicas e nicotina, que é altamente viciante. “O cigarro eletrônico pode gerar danos ao sistema respiratório, como o enfisema pulmonar, e cardiovascular, dermatite, pneumonia lipoide, e câncer”, explica Sinara.

Saiba como fazer parte do grupo: 

Os fumantes que desejam procurar ajuda podem ir até as unidades de saúde do seu bairro, falar com o seu agente de saúde ou ligar para a Secretaria de Saúde pelo número 3447-6115.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito