Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Deputados relembram dificuldade de acesso às linhas de crédito em encontro na Unesc

Encerrou por volta das 22h o encontro promovido pela Unesc, transmitido pela Rádio Som Maior e Portal 4oito, sobre a retomada econômica do Sul catarinense pós pandemia
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 27/05/2020 - 22:09 Atualizado em 27/05/2020 - 22:09
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Deputados federais de Criciúma, lideranças políticas do Sul catarinense, técnicos econômicos e representantes empresariais participaram de encontro por vídeo conferência na Unesc, para tratar da retomada econômica do Sul catarinense após a pandemia do coronavírus. 

Estiveram presentes os três deputados federais criciumenses: Daniel Freitas (PSL), Geovânia de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PSD). Foram os últimos a falarem no encontro, que durou aproximadamente duas horas e meia. Primeiro, técnicos da área econômica fizeram um parecer sobre a situação da economia regional em meio à pandemia.

Thiago Fabris, coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico, apresentou dados de empregos, renda, endividamento e incerteza sobre a área econômica e afirmou que o agronegócio será um setor importante na retomada.

Entre os dados apresentados, está o aumento da desocupação da população estadual e nacional.

Fabris apresentou também que a incerteza sobre a economia no país, que em abril bateu recorde histórico. O número de famílias endivididas diminuiu em maio; por outro lado, aumentou o número de famílias que não terão condições de arcar com as dívidas. No varejo, a receita diminuiu 8,8% no Estado, enquanto o volume de vendas caiu mais de 12%.

"Estamos em uma casinha de papelão e quando bater o vendaval a gente não vai aguentar. É o sentimento do empresário e do empregado no Brasil", manifestou a presidente da CDL de Criciúma, Andrea Salvalaggio, em sua fala no encontro. O representante empresarial, Moacir Dagostin, lembrou a movimentação dos empresários para diminuir prejuízos e cobrou o mesmo do setor público. "Do outro lado, o setor público não tem nenhum sacrifício. É hora do setor público rever os seus conceitos. O judiciário continua inerte. O que se fez para reduzir?", ataca Dagostin.

Representando a prefeitura, Claiton Pacheco, diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, lembrou que há pouco poder de injeção de recursos por parte do poder municipal e destacou que a prefeitura trabalhou no sentido de "não atrapalhar" o setor econômico, citando a prorrogação do pagamento de tributos.

Os deputados fizeram participações mais curta no encontro. Guidi, o último a falar, lembrou o projeto de lei que apresentou de refinanciamento de dívidas tributárias anteriores à pandemia. Ele ressaltou, também, a dificuldade que os bancos estão impondo para o acesso dos empresários às linhas de crédito disponibilizadas pelo governo.

"A gente enfrenta uma calamidade financeira e sanitária enorme. O governo tenta fazer, com dificuldades, medidas, como o auxílio emergencial e a linha de crédito, que acredito que os bancos estejam dificuldando que chegue nas contas. O recurso para a folha de pagamento a gente vê que tá chegando. Tudo isso com apoio dos deputados", disse o deputado.

Geovânia de Sá pediu celeridade em pautas na Câmara dos Deputados relativas às reformas tributárias e administrativas. Ela lembrou a dificuldade que os empresários sentem, especialmente em meio à pandemia. "Todos os dias ouvimos sobre empresas fechando, empregadores com dificuldade de pagar impostos. Piora das contas públicas e consequentemente a redução dos rendimentos das famílias", afirma a deputada. "A família com a renda reduzida procura o essencial, alimentação e saúde, e faz com que outros setores sofram. A roupa fica para um segundo plano", exemplificou.

Daniel Freitas ressaltou os esforços na área da Saúde, como a instalação de 15 leitos do Hospital São José, e reforçou a busca pela retomada econômica neste momento de pandemia. "Estamos vivendo quatro ondas: a primeira da saúde, a segunda da economia, agora todos os atos devem ser nesta questão, a segurança pública, tivemos saques em supermercados e assalto a mão armada, de pessoas desesperadas, e a quarta que é a retomada da economia, temos que nos concentrar nesses esforços", disse.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito