Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Deputados debatem situação dos hospitais filantrópicos

Exemplo de unidade em Curitibanos é utilizado para mencionar as condições em todo o estado
Por Redação Florianópolis, SC, 27/02/2020 - 20:52
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A situação financeira do hospital Helio Anjos Ortiz, em Curitibanos, e de outros hospitais filantrópicos do Estado ocupou o principal debate na sessão ordinária desta quinta-feira, 27. O assunto foi levantado pelo deputado Mauricio Eskudlark (PL), que cobrou liberação de recursos estaduais e federais para a unidade. “Muitos desses recursos federais o estado apenas repassa, então é inadmissível que atrase”, protestou o parlamentar. “Ontem houve uma reunião para tratar desse assunto e o hospital corre o risco de fechar suas portas”, alertou Eskudlark.

Um eventual encerramento das atividades do hospital prejudicaria a população, pois além de ser o único de Curitibanos, o Helio Anjos Ortiz é referência em maternidade de alto risco e UTI neonatal e tem 90% de seus atendimentos voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em resposta, a líder do governo, deputada Paulinha (PDT), lembrou que a pedido do deputado Nilso Berlanda (PL), a situação já está sendo tratada pelo Executivo estadual. “Parte do pagamento atrasado do governo foi honrado. Mas não é suficiente. O hospital precisa de duas coisas: receber o restante do débito antes do dia 5, para honrar sua folha de pagamento, e de modo continuado, receber R$ 270 mil mensais para sua sobrevida”, garantiu Paulinha. “E esses valores, por intermédio do deputado Berlanda, estão sendo avaliados dentro do governo”, completou.

Em aparte, o deputado Ivan Naatz (PL) cobrou mais diálogo entre os hospitais filantrópicos e o governo do Estado. “Temos 35 hospitais que ficaram de fora do plano de recuperação do pagamento de dívidas do governo do Estado. Quem está no plano já está atrasado, os que estão fora, mais ainda.”

Ismael dos Santos (PSD) citou também as dificuldades pelas quais vem passando o Hospital Tereza Ramos, de Lages. Ismael criticou a decisão do governo do Estado de substituir o diretor administrativo da unidade para, segundo o parlamentar, atender a um pedido do vereador Lucas Neves, que trocou o PP pelo PSL para ser candidato a prefeito. “A perspectiva técnica acaba sucumbindo por uma intervenção política eleitoral do PSL de Lages. Não é assim que vamos resolver o problema da saúde em Santa Catarina.”

A deputada Ada de Luca (MDB) parabenizou Eskudlark por ter encampado a luta do hospital de Curitibanos e dos outros 35 excluídos do plano de recuperação. Ada cobrou mais empenho da equipe governamental. “Não dá para fazer como canguru, que bota a cabeça dentro da bolsa diante do perigo. Temos que enfrentar.”

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito