O governo de Santa Catarina zerou o ICMS para seis itens da cesta básica, como arroz, feijão, farinhas de trigo, milho, mandioca e arroz, com o objetivo de reduzir o preço final ao consumidor. A isenção, que passa de 7% para 0% em operações dentro do estado, deve refletir diretamente na formação de preço nos supermercados locais.
De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Alexandre Simeone, a expectativa é que toda a cadeia repasse o benefício. “Dependemos que o fornecedor retire do custo dele esse imposto, e, a partir daí, temos o compromisso de repassar no preço. Para produtos de fora do estado, o impacto será menor, cerca de 2%, mas dentro de SC chega a 7%”, explicou.
O dirigente também destacou que a medida fortalece a indústria catarinense, tornando empresas locais mais competitivas frente a produtos de outros estados. Segundo Simeone, Santa Catarina se mantém em destaque no setor supermercadista, com baixo desemprego e renda média elevada, fatores que contribuem para o desempenho acima da média no país. “O esforço do setor em inovar, melhorar lojas e oferecer boas oportunidades de compra reforça a dinâmica do mercado catarinense”, concluiu.
Ouça a entrevista completa: