Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Daniel Freitas sugere prorrogação no prazo de filiação partidária

Deputado criciumense encaminhou ofício ao TSE referindo que pandemia está restringindo eventos políticos
Por Redação Brasília, DF, 17/03/2020 - 11:38 Atualizado em 17/03/2020 - 11:40

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado federal Daniel Freitas (PSL/SC) protocolou, na manhã desta terça-feira, 17, ofício no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sugerindo a prorrogação do prazo para as filiações partidárias, cujo prazo termina no próximo dia 4 de abril.

O documento, direcionado à presidente do TSE, Ministra Rosa Weber, aponta que com a situação do País diante da pandemia do COVID-19 e com as recomendações dos órgãos competentes, as reuniões partidárias e os atos de filiações que acontecem de forma intensa neste período, podem causar aglomerações de pessoas e, com a possibilidade de se estender o prazo até o dia 4 de maio de 2020, os riscos podem ser evitados.

“Estamos atravessando um momento de muita cautela e cuidado. Temos a responsabilidade de não expor as pessoas a nenhum tipo de risco, porém, entendemos que o ano eleitoral é também um ano de grande importância para a democracia do nosso País e para a vida de cada cidadão. Precisamos ter empatia neste momento, e cuidar não somente da nossa saúde como da vida das pessoas que nos cercam, mas também é primordial que o período de filiações partidárias tenha a participação das pessoas, pois a escolha dos representantes do Executivos e Legislativos municipais, terão impacto direto na vida dos cidadãos por pelo menos quatro anos”, ressalta Daniel Freitas. 

De acordo com a Resolução nº 23.609, publicado em 18 de dezembro de 2019, que disciplina os procedimentos relativos à escolha e ao registro de candidatos nas eleições gerais e municipais, no seu Capítulo III, art. 10º, estabelece que “Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de 6 (seis) meses antes do pleito e estar com a filiação deferida pelo partido político no mesmo prazo”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito