Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Da Serra da Rocinha à Barragem do Rio do Salto: As metas da Amesc em 2022

Presidente Beto Biava aponta qual planejamento deve ser seguido pelos municípios nos próximos meses
Por Gregório Silveira Timbé do Sul, SC, 18/07/2022 - 09:23 Atualizado em 18/07/2022 - 09:23
Foto: Divulgação/ Arquivo 4oito
Foto: Divulgação/ Arquivo 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na presidência da Associação dos Municípios do Extremo Sul do Estado (Amesc) há seis meses, o prefeito de Timbé do Sul, Beto Biava, fez um balanço das medidas adotadas, até o momento, pela gestão regional e os desafios que terá pela frente. 

Segundo o presidente, muitas questões só foram possíveis com a união dos prefeitos. “Nestes seis meses, foram muitas conquistas. Uma das principais foi a continuação da Serra da Rocinha, que poderia ter as obras interrompidas. Essa foi uma parceria muito forte com os 15 prefeitos do Extremo Sul. Outras questões importantes, também mantidas nesse mandato, foram os trabalhos na Serra do Faxinal, a quarta ponte sobre o Rio Araranguá, o início das obras na Rodovia Caminhos do Mar, enfim, inúmeras obras que irão beneficiar toda a região e incrementar economia”, comenta. 

De acordo com o último cronograma do Governo Federal, as obras de pavimentação da Serra da Rocinha (BR-285) devem ser concluídas ainda este ano. Já a Rodovia Caminhos do Mar teve o primeiro trecho iniciado, recentemente, por Balneário Gaivota. Ela será o elo de ligação do Litoral Sul do Estado, de Passo de Torres até Laguna. 

Desenvolvimento regional 

O presidente da Amesc também destaca o planejamento para que a região cresça como um todo e para que os potenciais de cada município sejam aproveitados. “A implantação do plano de desenvolvimento da Amesc, em parceria com Sebrae e Unesc, foi um passo muito importante. Estamos conseguindo direcionar nossos municípios para um crescimento sustentável. A região tem muito potencial e deve aproveitar isso”, pontua. 

Sonho antigo 

“São muitos desafios pela frente. Temos uma obra que está muito tempo parada e que precisamos tirar do papel em conjunto com os 15 prefeitos, a Bbarragem do Rio do Salto. Será um dos focos dos próximos meses e, com certeza, vai beneficiar toda a região", frisa Beto. 

A Barragem do Rio do Salto, prevista para o município de Timbé do Sul, faz parte de um conjunto de obras planejadas para formação de um reservatório artificial de água que irá abastecer os municípios do Extremo Sul do Estado.

A estrutura, reivindicada há mais de 30 anos, ainda depende de algumas questões a serem resolvidas com a Casan. O sistema, após implantado, vai beneficiar mais de 70 mil moradores das cidades de Timbé do Sul, Turvo, Meleiro, Ermo, Morro Grande e Araranguá.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito