A paratleta criciumense, Maryele Cardoso, vai representar Criciúma no Campeonato Brasileiro de Surfe Adaptado, que acontece entre os dias 2 e 5 de outubro, em Porto de Galinhas (PE). A competição será seletiva para o Mundial da modalidade, reunindo os principais atletas do país.
Pioneira no esporte, ela foi a primeira surfista adaptada de Santa Catarina a competir oficialmente e retorna às ondas neste ano com grandes chances de conquistar uma vaga no Mundial. Além do surf, a paratleta também se destaca no atletismo, ocupando a terceira colocação nacional no lançamento de disco, a primeira no Estado na mesma categoria e a segunda colocação catarinense no lançamento de dardo e no arremesso de peso.
A esportista também tem uma trajetória vitoriosa no handebol adaptado, sendo tricampeã brasileira de handebol em cadeira de rodas, modalidade que ajudou a impulsionar o esporte inclusivo em Santa Catarina.
Maryele destaca sobre o esforço e sobre a expectativa para o campeonato.
“Estou muito feliz em poder voltar a competir no surf, que é minha paixão. Tenho treinado bastante e vou com o coração cheio de gratidão por essa oportunidade. Representar Criciúma, Santa Catarina e todas as pessoas com deficiência que sonham em praticar esporte é uma responsabilidade e um orgulho enorme.”
Ela também destacou a importância do apoio recebido para conseguir participar da competição.
“Quero agradecer a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Teixeira Têxtil, academia Pratique, Loja NutreBlue e Renato Schütz que já são meus parceiros. E agradecer aqueles que estão me apoiando nesse campeonato, Supermercado União, kymera Semijoias, Go Fly Viagens e Faculdade Censupeg”, agradece.
O Campeonato Brasileiro de Surfe Adaptado é organizado pela Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) e reúne atletas de todo o país em diversas categorias, com o objetivo de promover a inclusão, o alto rendimento e a visibilidade do esporte adaptado.