Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma projeta Dia D municipal contra a dengue

Ações educativas e coleta de materiais que podem causar a proliferação do município devem acontecer no dia 7 de dezembro
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 19/11/2019 - 16:34
Fotos: Heitor Araujo
Fotos: Heitor Araujo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A secretaria de Saúde de Criciúma planeja um Dia D municipal de combate à dengue no município. Estão sendo elaboradas medidas educativas na área central da cidade, além de uma coleta de lixo que pode acumular água e ocasionar a proliferação do mosquito no bairro Ana Maria, onde três focos do aedes aegypiti foram encontrados. As ações estão sendo programadas para o dia 7 de dezembro. 

O dia nacional do combate à dengue ocorre no próximo sábado, 23 de novembro, mas devido ao tempo curto para programação, a vigilância optou por focar no dia 7 de dezembro. O processo foi encaminhado em uma reunião com agentes de saúde e da sociedade civil nesta terça-feira, 19, na prefeitura. 

"Discutimos a questão do problema da dengue. Temos quase 100 municípios infestados no Estado, teve aumento comprovado de doenças no Estado de um ano para o outro. Essa é uma época que favorece a proliferação do mosquito, por causa do sol e da chuva. Nós fazemos um trabalho de controle com agentes de endemia, armadilhas monitoradas semanalmente, pontos estratégicos vistoriados quinzenalmente", esclareceu a gerente da Vigilância em Saúde de Criciúma, Andréia Pereira.

Dentre as ações educativas está programada a elaboração de um áudio com informações de conscientização para passar à população. "Para passar em espaços coletivos, que atinjam um grande número de pessoas, como templos, igrejas, festas e em grupos de Whatsapp", detalha Andréia. 

Dengue está presente no Estado e temor é que chegue a Criciúma

Na avaliação da vigilância, pela dengue ser uma realidade ainda distante no município, muitos moradores acabam deixando de lado as medidas preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor. Agentes comunitários passarão por capacitação na prefeitura na semana que vem para aumentar a conscientização. 

"São pessoas que têm liderança e são estratégicas nos bairros em que atuam. Faremos a capacitação para que elas possam nos auxiliar e fazer a parte que lhes cabe como agentes educativos para as pessoas das comunidades", explicou Andréia. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito