Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma busca soluções para agricultores prejudicados por ciclone

Bananicultores foram os mais afetados. Cidade possui aproximadamente 800 hectares de bananas
Por Redação Criciúma, SC, 08/07/2020 - 19:18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Estado de Santa Catarina foi afetado, na última semana, pelo ciclone-bomba extratropical. Em Criciúma, o setor da Agricultura apresentou elevados prejuízos e, por isso, a Gerência de Agricultura e Agronegócio está planejando ações para amenizar a situação. Os bananicultores foram os mais afetados pela passagem do ciclone. A cidade possui aproximadamente 800 hectares de bananas e a perda de cada uma, na fase adulta, gera o prejuízo de R$ 40.

Nessa última terça-feira (7), a Gerência de Agricultura e Agronegócio fez uma reunião com técnicos engenheiros agrônomos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ficou decidido a visita aos bananais in loco e de forma presencial, a partir desta quarta-feira (8), para que seja possível fazer o levantamento exato dos prejuízos sofridos pelos agricultores.

“O ciclone-bomba chegou com ventos de até 91 km/h em Criciúma. Isso ocasionou a perda de mais de 50% dos bananais da cidade. A reunião foi muito positiva e é sempre muito importante que o poder público, junto com a Epagri, estude medidas para amenizar os prejuízos”, comentou o pesquisador da Estação Experimental de Urussanga (EEUr), Marcio Sônego.

Após a visita e com dados mais precisos, será considerada a possibilidade de melhorar o escoamento das estradas internas dos bananais de escoamento da produção. Também será analisada a possibilidade de dispor de mudas de bananas, além do fornecimento de nova cota de calcário para os agricultores.

“Durante as visitas, serão prestadas orientações, verificado o percentual de perda e buscado soluções de melhorias para o bananal. As bananas são extremamente sensíveis ao vento por conta do peso do cacho e das folhas grandes. Pretendemos estar com todos os dados prontos até esta sexta-feira”, afirmou a gerente de Agricultura e Agronegócio de Criciúma, Maristela Oenning Borgert Bresciani.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito