Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criações clandestinas podem ser a causa do aparecimento de jacarés

Dois filhotes foram encontrados nos últimos dias, uma aparição considerada inusitada na região
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 11/02/2020 - 19:01 Atualizado em 11/02/2020 - 19:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dois jacarés filhotes foram capturados em áreas urbanas na Região Carbonífera nos últimos dois dias. O aparecimento dos animais, que assusta quem presencia, desperta a curiosidade e o interesse de quem lê os relatos. Fica a dúvida: por que o aparecimento de dois animais em um período tão curto de tempo?

Os dois jacarés filhotes foram encontrados em escolas infantis: um em Criciúma e outro em Morro da Fumaça. Nas redes sociais do Portal 4oito, leitores brincaram de que os jacarés filhotes estavam nos locais para aprendizado. Evidentemente, essa não é a causa. De acordo com o biólogo Rodrigo Ribeiro Freitas, do museu de zoologia da Unesc, as chuvas ou a criação clandestina podem ser os motivos das duas aparições indesejadas.

"Nesse período de primavera/verão, as fêmeas estão tendo seus filhotes. O aparecimento é inusitado, mas a gente não pode descartar a questão das muitas chuvas que tiveram nos últimos dias. Os animais são trazidos para a área urbana, os jacarés existem na região em lagoas mais afastadas", explica Rodrigo, que destaca também a possibilidade de criadores clandestinos.

"Fica o alerta para os órgãos ambientais sobre a possibilidade da criação clandestina, podem ser criados em fundos de casa. A gente tem conhecimento de pessoas que colocam inclusive imagens nas redes sociais com a criação", aponta. 

Os jacarés fazem parte da fauna nativa brasileira, mas a região não comporta grande população da espécie. Os filhotes encontrados, quando adultos, podem atingir até 2 metros de altura. O biólogo ressaltou o cuidado que a população deve ter: "nunca chegar perto desses animais, mesmo filhotes eles tem mordedura muito forte e também dão chicotadas com o rabo, que é um mecanismo de defesa", concluiu. Os órgãos ambientais devem ser acionados.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito