Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 32: A emancipação de Criciúma

POR Archimedes Naspolini Filho Criciúma, SC, 04/11/2019 - 20:29 Atualizado em 10/11/2019 - 20:33

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Motivos para amar esta cidade? Temos muito mais do que 140. Amo Criciúma pela história bonita da sua emancipação político-administrativa, comemorada nesta data.
Fazia tempo, desde o início do Século XX, que os imigrantes e/ou seus filhos e demais descendentes, queriam a desvinculação do distrito de Cresciuma do Município de Araranguá. A cada final de missa dominical, na capelinha de madeira plantada onde temos hoje a Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, a italianada se reunia para estabelecer a pauta reivindicatória da semana entrante. E, de reunião em reunião, a ideia tomou corpo e um deputado nascido em Laguna mas com carreira política feita em Tubarão, tomou as dores da nossa gente e apresentou o projeto de lei de nossa emancipação. Falo do Major Acácio Moreira, então deputado estadual. E o projeto foi aprovado, embora a forte oposição do Coronel João Fernandes, um dos políticos mais fortes de nossa região e muito respeitado na capital. E o governador Pereira Oliveira sancionou a lei que nos fez município. Era o dia 4 de novembro de 1925. E as eleições foram marcadas. E os primeiros prefeito e vereadores eleitos. E a primeira de janeiro de 1926 Criciúma era instalada como Município e presentearia Santa Catarina com este orgulho de cidade.

E outras razões que nos fazem amar Criciúma –aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020, eu as trarei, amanhã.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito