Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid 19: mesmo no amarelo, Serra mantém restrições

O Mirante da Serra do Rio do Rastro continuará com barreira sanitária e recebendo 50% da capacidade
Por Gregório Silveira Bom Jardim da Serra, SC, 02/10/2020 - 17:00 Atualizado em 02/10/2020 - 17:06
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nessa sexta-feira, 2, o governo estadual atualizou a matriz de risco para coronavírus nas regiões do estado. Na nova configuração a serra catarinense baixou de laranja para amarelo. Ou seja, passou de risco potencial grave, para risco potencial alto.

Mesmo com a evolução positiva o prefeito de Bom Jardim da Serra, Sérgio Rodrigues de Oliveira, afirma que as medidas adotadas até o momento vão continuar. "Nós vamos esperar pelo menos uns 15 dias para ver se os casos voltam. Não podemos flexibilizar agora. Já vimos muitas regiões voltarem para os estágios mais graves. É preciso ter cautela nesse momento."

Principalmente nos dias mais frios Bom Jardim da Serra é uma das regiões, de Santa Catarina, mais procuradas por turistas. Um dos principais atrativos é o mirante da Serra do Rio do Rastro que nos meses iniciais da pandemia registrava aglomeração de pessoas. A partir daí a prefeitura baixou um decreto para evitar a proliferação do coronavírus na cidade. "Continuaremos com as mesmas restrições. A barreira sanitária vai continuar lá e o número máximo de visitantes ao mesmo tempo não poderá exceder 50% da capacidade do mirante. A fiscalização também vai acontecer em outros pontos do muinicípio", adianta o prefeito Serginho.     

Evolução positiva da Amures

Os municípios da região serrana já vinham mostrando uma evolução positiva e constantes quanto ao combate ao coronavírus. Dados das secretarias municipais de Saúde divulgados na quarta-feira, 30, apontaram para um eficiente avanço da recuperação e estabilidade nos 18 municípios da Serra Catarinense.

O estudo mostra que a região teve um declínio no aumento de casos e óbitos nas últimas quatro semanas. Entre os dias 09 e 17 de setembro, teve um aumento de 6,21% nas confirmações, 9,18% nas recuperações e 9,78% no registro de óbitos.

Já entre os dias 17 e 23, o avanço foi em menor escala, com registro de 3,05% em novos casos positivos, 5,83% recuperados e 1,98% fatal, sendo essa última a menor taxa letal se comparada com as outras semanas.

Nos últimos sete dias as confirmações apresentaram um aumento de 3,02%, as recuperações de 3,85% e os óbitos de 5,82%. 

Dos 18 municípios, apenas três continuam sem nenhum registro fatal, sendo eles Painel, Palmeira e Urupema. Este último município já se destaca por estar há 31 dias sem registrar nenhum caso novo no município.

Matriz de Risco SC

A Matriz de Risco Potencial atualizada nesta sexta-feira, 02, pela Secretaria de Estado da Saúde, aponta que cinco regiões de Santa Catarina estão em risco Alto e outras 11 em estado Grave. Essa é a melhor condição do estado em relação ao risco de contaminação pelo novo coronavírus desde junho.

Em relação aos dados da semana passada, houve melhora em cinco regiões do estado: Serra catarinense, Oeste, Xanxerê, Médio Vale do Itajaí e Foz do Itajaí deixaram a classificação Grave (cor Laranja) e passaram para o risco Alto (cor amarela). O Extremo Oeste, até então a única região com o risco alto, foi reclassificada para o risco Grave. As demais regiões permanecem na mesma condição de risco Grave, de acordo com a nova matriz. Em junho, Santa Catarina chegou a ter 12 regiões de saúde no patamar gravíssimo.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito