Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronavírus: Secretária confirma 37 leitos no Rio Maina para o dia 10

São 75 pessoas trabalhando no local para finalizar primeira etapa
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 06/04/2020 - 17:26 Atualizado em 06/04/2020 - 17:30

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os trabalhos na Casa de Saúde do Rio Maina, que será transformada em um Centro de Retaguarda de Tratamento para pacientes diagnosticados com a Covid-19, seguem acelerados. São 75 pessoas trabalhando no local para finalizar a primeira etapa até a próxima sexta-feira, 10.

Neste primeiro momento, serão disponibilizados 37 leitos estejam para atender eventuais pacientes. “Estamos trabalhando na reforma e adequação dos ambientes para abrigar este Centro de Retaguarda do Coronavírus. As dependências estão melhores do que eu imaginava. Fizemos primeiro um laudo da cobertura, a armação estava boa, removemos todas as telhas, forro e a parte elétrica. Começamos a fazer a cobertura, e uma equipe fazendo a parte elétrica”, comentas a secretária Municipal de Infraestrutura de Criciúma, Kátia Smielevski.

Ela conta também que outro grupo atua na construção da tubulação de gás e que todos os quartos terão o oxigênio. “Além da ala semi intensiva que vai ter o ar comprimido, vácuo e oxigênio em todos os quartos. Estamos fazendo a subestação externa, pintura e piso desta ala com 37 leitos. A segunda etapa também já está em obras e vai compreender 11 leitos semi intensivos e quartos de isolamento”, fala.

Ao todo, são 3,9 mil metros quadrados que ficarão à disposição para atender infectados por Covid-19. Kátia ressalta ainda que diversas empresas fizeram doações. “Recebemos telhas da Imbralit, pisos da Elizabeth e da Portinari e um grande apoio da Celesc na rede de alimentação, já que no tinha a carga necessária porque ali não era previsto um hospital”, relata.

O forro, antes de madeira, vai ser todo de PVC, além da substituição das caixas d’água que ainda são amianto. “Isso nem pode mais, então serão 12 caixas novas. Também já tem espaço para a lavanderia, central de gás, uma cozinha bem montada”, pontua a secretária, acrescentando que enquanto Infraestrutura atua na adequação, a Saúde providencia todos os equipamentos necessários.

Sobre a retomada das outras obras na cidade, Kátia disse que aguarda a portaria do Governo do Estado às liberando.

 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito