Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coronavírus: Concórdia já testou 15% da sua população 

Para o prefeito, "medidas preventivas, observativas e agora curativas" foram essenciais para o enfrentamento da pandemia
Por Vitor Netto Concórdia - SC, 16/07/2020 - 11:28 Atualizado em 16/07/2020 - 11:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No início da pandemia do novo coronavírus, Concórdia foi um município que mostrou um grande número de contaminados pela Covid-19. Agora, a cidade já é referência no trabalho que tem realizado no combate ao vírus. Ao todo, 15% de sua população já foi testada. Além disso, medidas que foram liberadas pelo Estado continuam restritas no município, como por exemplo o ensino superior. 

Conforme o prefeito, Rogério Luciano Pacheco (PSDB), desde o início da pandemia foram realizadas ações imediatas no enfrentamento. "Nós adotamos bastante medidas preventivas, observativas e agora curativas. Dentro desse processo todo, temos uma equipe especializada para o enfrentamento com vários setores ligados a saúde, que estão nos dando norte para combater isso", explicou ao programa Agora, da Rádio Som Maior, na manhã desta quinta-feira, 16. 

Outra ação imediata do município adotou foi dar assistência ao Hospital São Francisco. "Foi fundamental a estratégia de autorizar o hospital e bancar o pagamento de exames de tomografias, que foram importantes no diagnóstico do coronavírus", comentou. 

Prefeito Rogério Luciano Pacheco (PSDB) - (Foto: Arquivo / Portal Diário Iguaçi)

Para ele, o trabalho conjunto de diversos setores fez com que a pandemia fosse amenizada. "Isso é um trabalho conjunto, juntamente com a iniciativa privada. E com isso, o município conseguiu testar 15% da população. Isso tem efeito, pois a gente consegue diagnósticar as pessoas e fazer o tratamento de forma precoce, inclusive previnindo que elas utilizem o sistema de sáude da cidade", enfatizou. 

Outra medida que o prefeito vê como benéfica é a não liberação das aulas do Ensino Superior. "O Estado já liberou e a gente não. E ainda não sei se vamos liberar no dia 3 de agosto. Não tomamos decisões no achismo decições políticas, tomamos decisões técnicas", respaldou.

Utilização de leitos de UTI

O hospital de Concórdia conta com 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e tem somente três sendo utilizados, com um paciente em respirados mecânico. "Na enfermaria temos oito estáveis e com uma estrutura que pode atender de 38 a 50 pacientes. Hoje na UTI, estamos atendendo um paciente de Itapema, por exemplo", comentou. 

Utilização de remédio

De acordo com o prefeito, o uso da hidroxicloroquina está sendo utilizado somente em determinadas situações. "Ainda estamos adotando a cloroquina em situações mais criticas, porque ainda não há esse entendimento do uso e a Anvisa não liberou, então está sendo cuidado por quem entende do assunto", afirmou.  

Dados atuais

A cidade conta atualmente com 1.583 casos contaminados, com 1.380 curados. Casos ativos são 186. "Acreditamos que o momento que vivemos hoje ainda é necessário cautela e tem que haver a preocupação, no sentido que as pessoas não relaxem nas medidas. Não é porque está mais tranquilo, que nós vamos afrouxar", finalizou. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito