Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

COP28: BRDE avança em parcerias para projetos sustentáveis nos Emirados Árabes

Banco Regional investe internacionalmente em energia sustentável, infraestrutura e apoio aos municípios
Redação Criciúma, SC, 06/12/2023 - 16:07 Atualizado em 06/12/2023 - 16:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) encerrou a agenda de compromissos durante a COP28, nos Emirados Árabes, com a participação em importantes encontros sobre temas ligados a agenda climática. Durante esta quarta-feira (6), o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, integrou o painel organizado pela Agência Multilateral de Garantia de Investimentos do Grupo Banco Mundial (MIGA). 

O tema do painel foi “Ação climática e mobilização do setor privado por meio das empresas públicas”. Juntamente com outras lideranças internacionais, Kleinübing falou sobre o papel dos bancos públicos para o avanço do desenvolvimento sustentável.

“O BRDE atua como articulador, na busca por recursos internacionais e redireciona aos municípios que teriam dificuldades de acesso ao crédito. Apresentamos os projetos de adaptação e resiliência que temos com o Banco Mundial e como podemos alavancar a tomada de recursos privados por meio de parceria para investir em programas como, por exemplo, o projeto de reflorestamento que temos com o Governo de Santa Catarina”, menciona.

O painel discutiu ainda o papel das empresas públicas na promoção de uma mudança para uma economia resiliente e de baixo carbono. Além do BRDE e Banco Mundial, o encontro reuniu representantes de organizações como Fonplata e Findeter.

O banco também foi um dos convidados para integrar o painel promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) durante a COP28. O encontro reuniu secretários de estado e lideranças para tratar do compromisso dos estados brasileiros no enfrentamento às mudanças climáticas, descarbonização e principais estratégias para aumentar a resiliência dos territórios.

“Este importante momento serviu para apresentarmos aos representantes brasileiros os projetos do BRDE ligados à energia sustentável e nosso apoio para melhoria da eficiência energética na indústria, assim como a atuação do banco junto aos investimentos em energias renováveis no Sul do Brasil”, ressalta Kleinübing.

Parcerias internacionais

Durante a Conferência, o BRDE participou de reuniões com organismos internacionais, como a JICA, Agência Japonesa de Recuperação Internacional. Entre as pautas tratadas, uma nova operação de crédito operacionalizada pelo BRDE que visa a apoiar os municípios em situação de desastres naturais. “A proposta é de termos um crédito pré-aprovado para apoiar os municípios nas ações de resposta. Vamos buscar avançar na concretização deste projeto”, afirma.

O presidente do BRDE, acompanhado do Chefe do Departamento de Novos Negócios do banco, Fernando Lopes Laurent, se reuniu também com os representantes do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB). Kleinübing apresentou a atuação do BRDE dentro da carteira de energia renováveis e apoio ao setor de infraestrutura nos municípios.

As equipes técnicas de BRDE e membros do escritório do AIIB no Brasil devem se reunir para alinhar o andamento da parceria para os próximos anos.

A agenda incluiu ainda reunião com representantes do Banco Europeu de Investimento, parceiro do BRDE na área de energias renováveis. O objetivo foi tratar de uma segunda linha de crédito entre as instituições financeiras, assim como um projeto voltado para pequenas e médias indústrias de Santa Catarina na área da eficiência energética, juntamente com apoio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

O presidente do BRDE ainda se reuniu com lideranças do KfW – Banco da Alemanha – para tratar de financiamentos na área de saneamento básico para os municípios do Sul do Brasil.

Compromissos assumidos

A COP28 foi marcada também pela representatividade do BRDE em importantes ações climáticas. O banco tornou-se signatário oficial dos Princípios da ONU para a Responsabilidade Bancária – uma estrutura única para o setor bancário sustentável desenvolvida por meio de uma colaboração entre bancos de todo o mundo e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI).  

Os Princípios garantem que a estratégia e a prática dos bancos se unam com a visão que a sociedade estabeleceu para o futuro alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e no Acordo Climático de Paris. Os bancos que assinam os Princípios comprometem-se no cumprimento das estratégias de sustentabilidade, trabalhando para integrar e incorporar a sustentabilidade nos negócios, permitindo protagonismo no financiamento sustentável.

O BRDE se junta à maior comunidade bancária global do mundo focada em finanças sustentáveis, partilhando as melhores práticas e trabalhando em conjunto em orientações práticas e ferramentas pioneiras que beneficiam todo o setor.

O BRDE também assinou durante a conferência, o Protocolo de Intenções Floresta Viva – uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada para a restauração ecológica de biomas brasileiros com foco na formação de corredores ecológicos e recuperação de bacias hidrográficas. Este programa permite que recursos do BNDES e do BRDE possam ser somados a recursos privados para intervenções de recuperação ambiental.

A adesão do BRDE ao Floresta Viva integra uma série de ações de atendimento ao Programa de Recuperação Ambiental Rural, do Governo de Santa Catarina, com foco na diminuição da perda de qualidade ambiental das propriedades rurais catarinenses. A meta do Programa é regularizar ambientalmente 100% das pequenas propriedades rurais catarinenses nos próximos 4 anos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito