Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Consulado Italiano pode ser instalado em Santa Catarina

Solicitação foi entregue ao embaixador da Itália, Antônio Bernardini
Por Redação Criciúma - SC, 11/06/2018 - 18:34Atualizado em 11/06/2018 - 18:36
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) esteve em Brasília, na última quarta-feira (7), onde entregou pessoalmente ao embaixador da Itália, Antônio Bernardini, a Carta de Santa Catarina, subscrita pelos deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a qual solicita a instalação do Primeiro Consulado Italiano de Carreira em Florianópolis.

“O que existe é um consulado honorário. Que não tem curso de diplomata, ele não tem funcionários a seu dispor e precisa de voluntários para fazer serviços de sua alçada. A grande diferença é que o consulado de carreira terá um cônsul, com todos os poderes, inclusive para exercer a cidadania italiana”, explicou o deputado. A ideia é forçar o Governo Italiano aceitar o pedido.

Na carta são elencados os principais motivos pelos quais o pedido é justo, dentre elas, a significativa presença de descendentes de italianos no Estado e a busca frequente pelo reconhecimento da cidadania. Além disso, a dificuldade de operacional das demandas do Consulado de Curitiba, e também sobre os benefícios às relações econômicas entre Santa Catarina e a Itália.