Com as ondas de calor cada vez mais intensas, manter a casa fresca virou um desafio, principalmente por causa do alto custo da energia elétrica. Em países onde o termômetro ultrapassa facilmente os 40 °C, como a Arábia Saudita, soluções alternativas ajudam a reduzir o calor dentro de casa sem depender exclusivamente do ar-condicionado.
Em países em que as temperaturas são extremas, alguns truques se tornam aliados para manter as residências menos quentes.
LEIA MAIS
Embora algumas dessas soluções sejam mais comuns em regiões desérticas, parte das técnicas pode ser adaptada à realidade brasileira, especialmente em casas térreas e regiões mais quentes.
Como a Arábia Saudita reduz o calor dentro de casa
Tinta refletora
Uma das alternativas é a tinta refletora, usada, normalmente, nos telhados, para refletir a radiação solar e impedir que o calor seja transferido para dentro das casas.
Fachadas ventiladas
Outro método é o das fachadas ventiladas. Elas consistem na construção de uma camada adicional separada da parede do edifício, criando uma câmara de ar que ajuda a minimizar o calor.
Painéis solares com dupla função
Os painéis solares, além de gerar energia, são usados como método para resfriar casas na Arábia Saudita. Mas para quê eles servem?
- Criam sombra em telhados e terraços;
- Reduzem a exposição ao sol;
- Diminuem a temperatura interna das casas.
Ventiladores de água
Essa é uma alternativa que ajuda a diminuir o calor em áreas externas. Esses equipamentos combinam a ventilação com gotículas de água e, com isso, reduzem a sensação da temperatura externa.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!