Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com obras de saneamento, mais saúde e valorização dos imóveis

Casan realiza obras no bairro São Luiz que beneficiará mais de 10 mil habitantes; na Próspera serão atendidos 28 mil pessoas
Por Redação Criciúma, SC, 07/08/2020 - 13:55 Atualizado em 07/08/2020 - 14:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais condições de qualidade de vida para os moradores e de desenvolvimento para a cidade. Esses são benefícios que as ampliações do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) nos bairros São Luiz e Próspera trarão para Criciúma. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) aponta que a infraestrutura que está sendo implantada permitirá que o município passe a 45% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto. O investimento nas duas ampliações é de aproximadamente R$ 55 milhões.

“No esgoto doméstico há organismos vivos como bactérias, vírus, vermes e protozoários, que são liberados juntos com as fezes humanas. Quando o tratamento individual de fossa e sumidouro não é eficiente, ou o imóvel não está ligado à rede coletora de esgotos da CASAN, os resíduos acabam chegando a córregos e rios, poluindo o ambiente e trazendo mais riscos de transmissão de doenças”, explica Viviane dos Santos da Rosa, que atua no Serviço de Operação de Esgoto (SEOPE) de Criciúma.

Entre as principais doenças relacionadas com a ausência de esgotamento sanitário estão Diarreia Aguda, Febre Tifoide, Cólera e Hepatite. O sistema de coleta e tratamento colabora para evitar a contaminação das pessoas e a transmissão dessas doenças.

Do ponto de vista econômico também há ganhos. “Os avanços na qualificação do espaço urbano conquistados pelos investimentos em infraestrutura incluem a valorização dos imóveis, principalmente nos pertencentes às famílias de menor rendimento, cuja moradia é quase que exclusivamente o único patrimônio”, destaca a engenheira sanitarista.

Em Criciúma, 2.443 mil ligações domiciliares à rede de esgotamento sanitário serão autorizadas após a conclusão da obra do Bairro São Luiz, prevista para o primeiro semestre do ano que vem. Mais de 10 mil moradores serão beneficiados. Na Região da Próspera serão atendidos aproximadamente 28 mil moradores.

Trabalho nas ruas

No Bairro São Luiz as obras chegaram a 50% de execução. A CASAN segue realizando o assentamento da tubulação da rede coletora e instalação das Caixas de Inspeção para as ligações domiciliares. Esta semana os trabalhos estão concentrados nas ruas Caçador, Carlos Pinto Sampaio, Presidente Prudente e na Rodovia Luiz Rosso.

A Companhia reforça que os motoristas que passarem por essas vias deverão ficar atentos, pois o trânsito fica parcialmente interrompido sempre entre esquinas para não atrapalhar o fluxo de veículos.

Continuam também os serviços na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Santa Luzia. Nessa unidade está sendo construído um novo Tanque de Aeração, com a montagem de formas, aço e concretagem. A unidade terá sua capacidade de depuração elevada de 90 para 135 litros por segundo.

 

Próspera

 

Na Região da Próspera está em execução o emissário que levará o esgoto para tratamento na nova Estação de Tratamento de Esgotos, em etapa de conclusão.

 

Saiba Mais:

 

Principais doenças relacionadas com a ausência de esgotamento sanitário:

 

- Diarreia Aguda

 

- Febre Tifoide

 

- Cólera

 

- Hepatite A

 

- Poliomielite

 

- Esquistossomose

 

- Teníase

 

 

Como os esgotos podem transmitir doenças?

 

•  Pelo contato direto da pele com o solo contaminado por esgoto;

 

•  Pelo contato direto da pele com a água contaminada por esgoto;

 

•  Pela ingestão de alimentos irrigados com a água contaminada por esgoto;

 

•  Pela ingestão de alimentos contaminados por vetores, especialmente moscas que pousam em águas poluídas e em fezes;

 

•  Pela ingestão de alimentos manuseados sem a devida higiene pessoal.

 

Texto e foto: Eloise de Lima/ Projeto Socioambiental das Obras de Ampliação do Esgotamento Sanitário para o Bairro São Luiz / Criciúma

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito