O Clube Jovem Empreendedor, implementado nas Unidades de Ensino por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, da Casa do Empreendedor, Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e o Sebrae, retomou suas atividades. Nesta semana, os membros do Clube da Escola Municipal Adolfo Back participaram do primeiro Café com o Empreendedor de 2025. O encontro proporcionou um momento de muito aprendizado com o presidente da Farben Tintas, Edmilson Zanatta.
O “Café com o Empreendedor” — nome dado ao momento em que CEOs de grandes empreendimentos criciumenses encontram os estudantes do Clube do Empreendedor — faz parte de um cronograma de atividades elaborado pela Secretaria de Educação. A reunião é dividida em etapas: inicialmente, há uma apresentação sobre a empresa envolvida no encontro e, posteriormente, uma rodada de perguntas feitas pelos estudantes ao empreendedor.
“Investir em projetos que visem instigar o espírito empreendedor de jovens desde cedo, especialmente aliado ao tema das tecnologias digitais, é preparar nossos estudantes para serem protagonistas do próprio futuro”, declara a secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette.
O objetivo do Café é promover a troca de conhecimentos e experiências com os estudantes, além de auxiliá-los na atividade final do programa: a apresentação de um projeto com a temática “tecnologias digitais e características empreendedoras”. Os estudantes do Clube do Empreendedor da EMEB Adolfo Back ainda terão a oportunidade de visitar a fábrica da Farben Tintas, onde compreenderão melhor o processo de produção dos materiais vendidos pela empresa e elaborar ideias para o projeto que será apresentado ao público na III Feira de Empreendedorismo Estudantil.
“Acreditamos que experiências como esta são fundamentais para despertar nos nossos estudantes o espírito empreendedor e a vontade de transformar o conhecimento em ação. Ao conhecer histórias reais de sucesso e superação, nossos alunos ampliam sua visão de futuro e se sentem ainda mais motivados a buscar soluções inovadoras para os desafios que os cercam”, explica a coordenador do Clube, Rúbia Acordi.
Clube do Jovem Empreendedor
O Clube do Jovem Empreendedor faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e o Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora, com o objetivo de fomentar a educação empreendedora. O projeto incentiva habilidades como criatividade, tomada de decisão, trabalho coletivo, pensamento analítico, resolução de problemas e visão de oportunidade de negócios.
Neste ano, a iniciativa foi implementada em turmas do sétimo e oitavo anos de 13 Escolas Municipais de Educação Básica de Criciúma, sendo elas: EMEB Adolfo Back, EMEB Angelo de Luca, EMEB Érico Nonenmacher, EMEB Filho do Mineiro, EMEB Hercílio Amante, EMEB José Contim Portella, EMEB Luiz Lazzarin, EMEB Padre José Francisco Bertero, EMEB Pascoal Meller, EMEB Prof. Vilson Lalau, EMEB Profª. Iria Zandomenego de Luca, EMEB Profª. Lili Coelho e EMEB Serafina Milioli Pescador.
As empresas parceiras do Clube do Jovem Empreendedor apadrinham as escolas participantes e servem como modelo e inspiração para os estudantes. Após essa primeira etapa, os estudantes visitam o empreendimento apadrinhador e recebem uma mentoria para a criação de projetos, que serão apresentados ao público externo durante a Feira de Empreendedorismo Estudantil.