Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cloroquina é utilizada em quase 100% dos casos de lúpus, afirma médico reumatologista

Já nos pacientes com artrite reumatoide, apenas alguns grupos utilizam a medicação
Por Guilherme Nuernberg 29/03/2020 - 16:17 Atualizado em 29/03/2020 - 16:27
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Por conta dos boatos que a hidroxicloroquina e a cloroquina poderiam resolver os problemas relacionados ao coronavírus, a corrida as fármacias foi notória em busca do medicamento. A procura acabou deixando em apuros quem realmente necessita das medicações, portadores de artrite reumatoide ou até lúpus, doenças autoimunes.

Em entrevista ao programa Ponto Final, em edição especial neste sábado, 28, o médico reumatologista, Marcus Resmini, afirmou que a anúncio de uma possível cura utilizando o remédio foi uma precipitação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Os trabalhos que foram publicados até o momento são preliminares, com número de pacientes muito pequeno. Pode ser que daqui a seis meses a gente olhe para trás e pense que usamos remédio em um monte de pacientes que não precisavam", alertou o médico.

O presidente Jair Bolsonaro seguiu a linha de Trump e falou em discursos que a cloroquina estaria trazendo resultados. "Atualmente não se tem nenhum medicamento comprovado que age contra o vírus, ele ta sendo usando em pacientes que estão apresentando sintomas graves da doença", comentou. "Na semana que saiu a notícia, vários pacientes me ligaram dizendo que não estavam conseguindo comprar o medicamento. Essa medicação é usada há mais de 70 anos na reumatologia para tratamento de artrite reumatoide, que uma e cada 100 pessoas tem essa doença, e também para lúpus, que é um pouco mais rara", relatou o reumatologista.

Outro ponto abordado pelo médico foi que não há nada que comprove a eficácia do medicamento antes de desenvovler o Covid-19. "Compraram cloroquina para previnir o coronavírus, é uma conduta precipitada", afirmou o médico. De acordo com Resmini, todos os pacientes que possuem lúpus utilizam a medicação caso não tenham contra indicação. "Quem possuí artrite reumatóide, doença um pouco mais comum, ela é utilizada em alguns subgrupos destes pacientes. Pacientes mais idosos, ou que possuem alguma contra indicação a outro medicamento. Ela faz parte do dia dia do reumatologista, é prescrita frequentemente", concluiu.
 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito