A Cidade do Autista foi planejada como uma estrutura inovadora no país, ao integrar, em um único espaço, educação, saúde, lazer e acompanhamento familiar aos atendidos. O projeto promete transformar a vida de mais de 800 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de suas famílias, oferecendo um complexo orçado em R$ 19 milhões que reunirá cuidado, desenvolvimento e inclusão.
Na manhã desta quinta-feira (2), data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Criciúma assinará a autorização para a licitação da construção do espaço.
O projeto também será apresentado durante o evento programado para iniciar às 9h30, no Paço Municipal Marcos Rovaris, permitindo que a população conheça os detalhes da obra e o impacto social esperado.
LEIA MAIS
- Criciúma apresenta projeto da "Cidade do Autista" durante as comemorações do centenário
- Cidade do Autista e grandes obras de infraestrutura: quais as prioridades do prefeito Vaguinho para 2026
- Obras destravadas: Criciúma acelera solução para trânsito crítico na região da Unesc
“O que estamos construindo ainda não existe no Brasil. É um lugar pensado para nossas crianças, mas que também será um espaço de acolhimento para pais e familiares. Será um marco de inclusão", explica o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD).
O que esperar da Cidade do Autista
O projeto será construído no terreno do antigo Alvorada Clube, ocupando um quarteirão inteiro. Serão três pavimentos, com mais de 4 mil metros quadrados de área construída. A Cidade do Autista terá:
- Piscina coberta e aquecida para atividades de psicomotricidade;
- Baias para cavalos e área de ecoterapia;
- Parque sensorial e minicidade para estimular habilidades sociais;
- Quadra esportiva adaptada;
- Espaços exclusivos para que os pais acompanhem terapias e atividades.
“Tudo estará em um só local, os pais terão seu espaço enquanto os filhos participam das terapias e é uma obra que vai transformar vidas e dar mais autonomia e qualidade de vida às famílias”, afirma o prefeito.
Atendimento integrado e especializado
A Cidade do Autista oferecerá múltiplas terapias em um único complexo, como ecoterapia, cinoterapia, arteterapia, musicoterapia e psicomotricidade, todas adaptadas às necessidades específicas do público com TEA.
O atendimento será contínuo, integrado e personalizado, garantindo que cada criança possa desenvolver suas potencialidades de forma segura e acolhedora.
“Cada detalhe foi planejado para oferecer terapia, lazer, educação e cuidado integral em um só lugar. É algo que realmente emociona”, reforçou o prefeito.
Recursos e prazo de entrega
O investimento total é de R$ 19 milhões, sendo metade dos recursos garantida por parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com apoio do deputado Júlio Garcia. Após a autorização da licitação, a obra tem previsão de conclusão entre 12 e 18 meses.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!