Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ciclone: A luz já voltou para 95% dos catarinenses afetados

Celesc chegou a contabilizar 1,5 milhão de unidades sem energia. Agora, três dias depois, são 119 mil
Por Redação Florianópolis, SC, 03/07/2020 - 17:09
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois de três dias de trabalho ininterrupto, as 300 equipes de eletricistas da Celesc conseguiram restabelecer 95% do sistema elétrico em Santa Catarina. A passagem do chamado “ciclone bomba” causou danos significativos em todas as regiões, na última terça-feira.

Neste momento, municípios da Grande Florianópolis e Lages são os que mais sentem os efeitos da maior tragédia no sistema elétrico do Estado, em 60 anos. Equipes de reforço foram deslocadas das áreas já recuperadas para as que ainda apresentam muitas demandas. A população pode acompanhar o andamento dos trabalhos no mapa que mostra a situação em tempo real, no site da Celesc.

As condições de cada ocorrência vêm sendo avaliadas pelas equipes de atendimento e a intenção da Empresa é recompor grande parte do sistema ainda hoje, mas, dependendo da complexidade e do acesso a algumas regiões, os casos mais complicados podem ser resolvidos até domingo.

O mapa

O registro das 17h desta sexta-feira, 3, apontava números bastante baixos. Em Criciúma, 18 unidades sem energia. Em Maracajá, cinco. Lauro Müller, que chegou a estar 96% às escuras, tem apenas 252 unidades sem energia. Em Orleans, são 71 unidades desabastecidas no fim da tarde desta sexta-feira.

Na Amesc ainda há alguns problemas em Araranguá (408 unidades sem energia), Balneário Gaivota (352), Sombrio (212), Passo de Torres (77) e Santa Rosa do Sul (44 unidades). 

Na Amurel, o problema maior ainda está em Imaruí, com 541 unidades sem atendimento.

Cuidados necessários

A Celesc pede atenção aos catarinenses para que se mantenham afastados de cabos, fios e postes, pois eles podem estar energizados, oferecendo sério risco à vida. Também esclarece que alguns casos são mais complexos do que aparentam. Por exemplo, quando há queima do fusível, outros componentes da rede são afetados e também precisam ser substituídos por uma equipe de profissionais especializados da companhia.

Além disso, existem situações em que parte dos consumidores de uma mesma localidade podem estar com a rede energizada e outros não. Isso acontece porque mesmo quando o alimentador é recuperado, alguns transformadores que levam energia a imóveis de áreas próximas podem apresentar problemas e precisar de reparos.

Nesses casos, a orientação é fazer um novo registro sobre a falta de energia, de preferência pelo App Celesc (para iOs e Android), ou no ícone “Sem Luz” no site da empresa. Atualmente, o Call Center para emergências da Celesc - 0800 48 0196 - está funcionando, mas, devido à alta demanda, pode haver atraso no atendimento ou na identificação dos locais com defeito na rede de distribuição. Outra opção é enviar SMS para 48196, com a mensagem SEM LUZ.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito