Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Chuvas das próximas semanas devem acabar com estiagem em julho

Precipitações na próxima semana também devem ajudar região a superar deficiência de quase 100 milímetros
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 01/06/2020 - 17:29 Atualizado em 01/06/2020 - 17:40
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A falta de chuva dos últimos meses no sul de Santa Catarina tem complicado a situação de muitos municípios. Cocal do Sul, por exemplo, está fazendo a racionalização diária do consumo de água e teve de buscar ajuda na barragem do Rio São Bento. Apesar disso, a boa chuva prevista para esta quinta-feira, 4, assim como chuvas mais pontuais na próxima semana, devem contribuir para que a estiagem se encerre no próximo mês.

“A expectativa é que chova bastante na quinta-feira de tarde, perdurando até a noite de sexta e acabando sábado de manhã. Provavelmente, se tudo der certo, a precipitação chega a 40 milímetros, lembrando que estamos com uma deficiência entre 80 e 100 milímetros”, pontuou o climatologista Márcio Sônego.

A precipitação prevista para essa semana se deve a um sistema de baixa pressão que vem se formando na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e que, até quinta, deve chegar na região. Apesar da boa quantidade de chuva, somente os 40 milímetros não deverão ser o suficiente para encerrar o período de seca.

“Não encerra a estiagem, mas melhora bastante a nossa situação. Depois tem mais a chuva que deve cair na semana que vem novamente. Se tudo der certo, até dia 15 de julho deve acabar essa estiagem”, declarou Sônego.

Inverno mais frio dos últimos anos, mas dentro da média histórica

De acordo com o climatologista, as temperaturas dos meses de maio e abril ficaram bastante abaixo da média histórica, por conta de uma massa polar consistente no sul. A previsão é de que as temperaturas de julho e agosto fiquem dentro da média - o que significa um frio mais intenso do que dos últimos anos.

“Se ficar dentro da média será mais frio, até porque 2019 e 2019 tivemos invernos quentes. O último inverno dentro da média que tivemos foi em 2016. Se der o que está previsto, teremos um inverno frio”, disse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito