A Defesa Civil de Santa Catarina informou que, entre a tarde e a noite desta terça-feira (23), há risco de temporais com chuva intensa na região Sul do estado. Conforme o coordenador do órgão na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Jeferson da Silva, haverá muita água em um curto período.
O acumulado previsto está acima dos 50 milímetros entre terça e quarta-feira. Em função do alto volume de precipitação em pouco tempo, há risco de alagamentos e enxurradas. A água deve escoar após o temporal cessar.
LEIA MAIS
- Calorão em SC: Criciúma lidera ranking das cidades mais quentes
- Últimos dias do ano terão calor e temporais em Santa Catarina
A Defesa Civil emitiu um aviso meteorológico com as regiões com potencial risco. Confira abaixo:
O risco é alto nas áreas em laranja especialmente para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado. Em todo o estado o risco é moderado para ocorrências de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Durante as tardes, a combinação da circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera somado ao calor e a umidade, favorecem o desenvolvimento de temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e queda de granizo, especialmente no Grande Oeste e nas áreas entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.
No decorrer das noites, as instabilidades tendem a perder intensidade e o tempo firme volta a predominar.
A Defesa Civil recomenda:
-
Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
-
Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.