Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

China a caminho para se tornar a maior economia do mundo

País deve ocupar o cargo que hoje pertence aos EUA ainda em 2028
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 26/10/2020 - 16:27 Atualizado em 26/10/2020 - 16:30
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Que a China está a caminho de se tornar a maior economia do mundo já há alguns anos é fato. A diferença é que esse caminho a ser trilhado vem sendo cada vez menor e, atualmente, a expectativa é de que até 2028 o país asiático assuma o cargo que hoje é ocupado pelos Estados Unidos.

“Esse deslocamento da hegemonia da liderança chinesa era esperado que acontecesse em 2050, agora passou para menos de oito anos daqui pra frente. Em 1990, a economia dos EUA era 15 vezes maior do que a da China e, agora, o país norte-americano está 1,2% maior somente”, declarou o economista Gustavo Guarnieri.

Um dos fatores que contribuem muito para essa jornada de ascensão chinesa é o crescimento anual. Em um ano como 2020, onde a economia mundial está desacelerando 4,4%, a expectativa é de que a o Produto Interno Bruto (PIB) da China cresça mais 3,5%. 

A guerra comercial travada pelos Estados Unidos contra o país asiático, ao que tudo indica, não deve afetar muito a China. “Muitas pesquisas mostram que os EUA tem mais a perder do que ganhar com essa atitude”, reforçou Guarnieri. Além disso, a atuação chinesa durante a pandemia do novo coronavírus vem se provando mais eficiente do que a grande maioria dos outros países do globo.

“Enquanto outros países tiveram incentivos, injeção monetária de forma genérica para muitas áreas, a China pensou: ‘quais empresas estão rodando bem? Varejo e tecnologia. Então vamos focar o dinheiro para essas empresas que não estão rodando bem, como construção civil’. Com isso, o país gastou menos dinheiro e conseguiu crescer muito mais do que os outros países”, reforçou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito