Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Censo Demográfico 2022: Araranguá recebe pesquisa do IBGE

O levantamento urbanístico do entorno dos domicílios acontece até o dia 12 de julho
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 22/06/2022 - 17:10
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Começou nesta semana, a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento segue em Araranguá e nas demais cidades brasileiras até o dia 12 de julho. Os dados coletados são o primeiro passo da operação do Censo Demográfico 2022, marcada para o iniciar em agosto.

Nesta primeira etapa, não há nenhum tipo de entrevista com os moradores e são pesquisados dez itens: pavimentação da via, bueiro ou boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus ou van, via sinalizada para bicicletas, existência de calçada, presença de obstáculo na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

A principal finalidade é fornecer um panorama da infraestrutura urbana, considerando temas como acessibilidade, circulação, equipamentos públicos e meio ambiente. A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é fundamental para implantação de políticas públicas em áreas urbanas para melhoria da qualidade de vida da população.

“Nós teremos cerca de 20 mil agentes censitários nas ruas do país, observando as características das cidades brasileiras. A partir de observações desses profissionais é possível, inclusive, diferenciar um bairro de outro, dentro de uma mesmo município. Já na etapa do censo, quando iniciam as entrevistas, serão registrados dados como escolaridade, idade, rendimento, sexo, dentre vários outros itens. Também teremos a coleta de dados dos domicílios, se tem abastecimento de água, coleta de esgoto, coleta de lixo, o tipo de material que foi utilizado para a construção da casa e com tudo isso somado à Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios teremos um mapeamento completo de cada região”, explica Cláudio Stenner, diretor de Geociências do IBGE. 

Esta é a segunda vez que o IBGE realiza o levantamento, o primeiro foi em 2010.


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito