Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Catarinense 2026: Vaga extra para a Copa do Brasil e Recopa indefinida

Diretor da FCF, Carlos Crispim, detalha principais mudanças no regulamento, Taça ACESC 70 anos e três rebaixados

Por Enio Biz Criciúma/SC, 14/10/2025 - 10:17
Foto: Divulgação / FCF
Foto: Divulgação / FCF

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Campeonato Catarinense de 2026 vem com mudanças significativas que prometem dinamizar a competição e atender às demandas do calendário do futebol brasileiro. Em entrevista à Rádio Som Maior na manhã desta terça-feira (14), o diretor de competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Carlos Fernando Crispim, explicou o novo formato do estadual.

“Até em função da redução de datas, a mudança foi bastante substancial. Vai ser um campeonato com dois grupos, um jogando contra o outro, e com no máximo 12 datas”, destacou Crispim.

O novo formato divide os 12 times em dois grupos com seis clubes cada, onde as equipes de um grupo enfrentam apenas os times do outro grupo. Ao fim dessa primeira fase, que terá seis rodadas, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. Os confrontos eliminatórios (quartas de final, semifinais e final) serão todos em ida e volta.

Já os dois últimos colocados de cada grupo disputarão um quadrangular do rebaixamento, que definirá os três times rebaixados à Série B do estadual em 2027.

“Foi definido ontem. Vão cair três em 2026, para termos, em 2027, um campeonato com 10 clubes”, confirmou.

Uma das principais novidades é a criação da Taça ACESC 70 anos, que será disputada paralelamente ao campeonato principal e garantirá uma vaga extra na Copa do Brasil de 2027.

“Essa taça vai ser disputada pelos quatro eliminados nas quartas de final, que jogarão dois jogos. Os dois vencedores enfrentarão os dois perdedores das semifinais, em jogo único. O campeão da Taça ACESC garante a terceira vaga catarinense para a Copa do Brasil de 2027”, detalhou Crispim.

Os dois primeiros colocados do Catarinense, campeão e vice, também garantem vaga direta na competição nacional.

Com o novo calendário, o estadual terá quatro datas a menos em relação à edição anterior. O campeonato começará no dia 7 de janeiro e terminará no dia 8 de março.

Sobre a Recopa Catarinense, que tradicionalmente abre o calendário estadual colocando frente a frente o campeão do Catarinense com o vencedor da Copa Santa Catarina, Crispim afirmou que ainda não há definição.

“Essa questão da Recopa ficou indefinida. Vai ser discutida pela federação com os clubes após o término da Copa Santa Catarina. Não temos como definir data agora”, concluiu.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito