Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Carlos Moisés admite falha na comunicação com deputados

Governador reconhece que alguns erros precisam ser ajustados mas diz que não vai renunciar
Por Gregório Silveira Florianópolis, SC, 29/09/2020 - 14:45 Atualizado em 29/09/2020 - 14:51
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em entrevista a jornalistas do grupo ND o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL) falou sobre os pedidos de impeachment que tramitam na Assembleia Legislativa e que podem acabar caçando ele e a vice Daniela Reinert (Sem partido). Durante os 18 minutos de convesar Moisés admitiu que houve falha na comunicação do governo e adiantou que a palavra renúncia não existe para ele.

"Eu não virei as costas para os deputados. Em 2019 tínhamos 28 deputados na base governista. Em 2020 veio a pandemia e, consequentemente, todos se afastaram", afirmou Moisés.

Ao ser perguntado, sobre uma possível renúncia para provocar uma eleição direta e sobre a característica de conduzir um governo pouco comunicativo, o governador pela primeira vez admitiu que mudanças têm que ser estudadas, mas que não vai deixar o cargo.  "Não renunciamos. É uma palavra que não existe no nosso vocabulário. Nós temos confiança que o governo é bom. Sabemos que teve (o governo) suas dificuldades de comunicação que podemos melhorar. Estamos aqui hoje para tentar nos comunicarmos mais e vamos corrigir os erros."

Ao falar dos dois processos de impeachment contra ele e a vice na casa legislativa, Moisés disse que não passa de um jogo político.

"O que se percebe é um movimento 100% político. Pois não há causa jurídica. Significa dizer que querem tirar um governo nesses dois processos. Nós acreditamos que os votos dos desembargadores e dos deputados serão técnicos e justos."

Ao falar sobre a continuidade do primeiro pedido de impeachment na Assembleia, Moisés demonstrou desapontamento, inclusive com os deputados do seu partido, que votando em plenário, foram a favor.

"Os parlamentares queria fazer a base de 14 votos. Mas percebemos que fomos dormir com 18 votos e acordamos com seis."

Em ambos os processos a acusação contra  governador e vice é de crime de responsabilidade, porém Carlos Moisés deixou claro não concordar com isso.

No caso dos respiradores
"Governador não compra e por isso não tenho responsabilidade nisso. Governador tem a responsabilidade nos atos que têm a digital dele. Nos respiradores o governador não comprou. Se houve má fé essas pessoas deve ser punidas." 

No aumento dos procuradores 
"Na questão dos procuradores não têm justa causa também. Trata-se de uma ação judicial que já estava tramitando. Foi um ato de procuradores ampliando a  decisão judicial. Não há assinatura do governador autorizando o pagamento", encerrou Moisés.


Fique por dentro dos dois pedidos de Impeachment tramitando na Alesc 

Pedido 01 
Trata-se da ilegalidade do aumento salarial concedido aos procuradores do Estado. 

Fase
Tribunal do Misto composto por cinco deputados e cinco desembargadores e presidido pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina o desembargador Ricardo Roesler, está analisando as denúncias, bem como as defesas de Carlos Moisés e Daniela Reinert, para ver se serão processados  por crime de responsabilidade. Caso isso aconteça eles serão afastados por 180 dias e assume o governo o presidente da Alesc o deputado Júlio Garcia.  


Pedido 02 
Entre os supostos crimes estão a compra de 200 respiradores com pagamento antecipado indevido de R$ 33 milhões e procedimento irregular na contratação de um hospital de campanha no valor de R$ 100 milhões.  

Fase 
Comissão Especial composta por 9 deputados avalia se arquiva ou se dá continuidade ao processo na Alesc. Em caso de prosseguimento será instalado o Tribunal Misto.

Confira na íntegra a entrevista do governador ao grupo ND:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito