Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cancelamento um dia antes de cirurgia revolta família de paciente com câncer

Edenei Leandro, de 59 anos, precisa retirar o rim para dar continuidade ao tratamento da doença e faria operação no Hospital São José no dia 21
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 23/01/2020 - 12:32 Atualizado em 23/01/2020 - 13:19
Edenei antes da doença (Fotos: arquivo pessoal)
Edenei antes da doença (Fotos: arquivo pessoal)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um drama atinge uma família de Criciúma, à espera de uma cirurgia que pode ser fundamental para o sobrevivência a um câncer. Edenei Leandro, 59 anos, realizou um procedimento cirúrgico na coluna, em agosto, para a retirada de um tumor. No entanto, o resultado não foi o esperado e uma nova cirurgia foi remarcada para o dia 21 de janeiro, para a retirada de um rim, para onde o tumor se espalhou. A cirurgia foi dita pelos médicos como necessária para que o tratamento quimioterápico e de radioterapia pudesse ser iniciado e os tumores da coluna e do rim combatidos.

Um dia antes do procedimento, marcado pelo Sus, Edenei e família tiveram uma surpresa: uma ligação do Hospital São José, informando que ela estava cancelada. A justificativa do hospital, segundo a mulher de Edenei, Eloiza Henrique Leandro, era de que uma outra cirurgia precisava ser feita com maior urgência. 

O choque foi grande: nos últimos dias, o paciente, que permanece em casa, dorme em uma cadeira, pois está com os pés inchados e muito nervoso. Para ser feita a tomografia, Edenei teve que ficar internado 24 horas tomando morfina, para conseguir deitar por 20 minutos para o procedimento.

Edenei depois do câncer

A família afirma que estava com tudo certo para a cirurgia. No dia 14 de janeiro, Edenei passou por consulta com um anestesista, que teria feito a reserva do leito e das bolsas de sangue para a cirurgia. Há documentos que comprovam a consulta com o anestesista e um documento de agendamento da cirurgia para o dia 21 de janeiro.

A revolta com o cancelamento da cirurgia, considerada eletiva pelo hospital, foi grande e a família procurou o médico que a realizaria. Ele estava atendendo em sua clínica particular e teria se negado a dar uma resposta. A mulher afirma que foi em uma reunião com o São José na quarta-feira, durante uma auditoria realizada internamente, e o hospital apresentou uma resposta diferente à que foi dada na hora do cancelamento: "eles disseram que meu marido fugiu do hospital. Como se ele fosse uma criança".

Agora, o próximo passo deve ser a judicialização da causa. Segundo a família, não foi apresentada uma nova data de consulta ou de cirurgia de Edenei. Uma advogada já foi procurada e deve entrar com uma liminar para que a cirurgia seja feita o mais rápido possível.

Em nota, o Hospital São José respondeu à reportagem que a cirurgia foi cancelada porque não havia leito na UTI e que uma nova data para a consulta que agendará o procedimento já está marcada: 30 de janeiro. No entanto, a família protesta e quer que a cirurgia seja marcada logo. "Esperamos meses e meses, ele não consegue dormir à noite e pra fazer o tratamento só pode depois da retirada do rim. Uma consulta, depois agendar a cirurgia? Não tem como, tem que agendar o quanto antes", desabafa Eloiza. 

Agendamento da cirurgia para o dia 21

Resposta do São José:

"Este caso vem sendo acompanhado pela direção do hospital desde o início. 

Essa é uma cirurgia eletiva e ela foi cancelada por uma falta de leito de UTI naquele dia. Só que o procedimento, segundo a direção do Hospital, está com nova data de agendamento para consulta para dar seguimento a todo esse processo. 

Então já está agendado novamente para dar continuidade ao processo da cirurgia".

Documento de consulta com o anestesista

Revolta online

Eloíza fez uma postagem em seu perfil no Facebook explicando o caso da família, pedindo compartilhamento e solidariedade dos amigos para tentar uma solução junto ao hospital. Nos comentários, outros internautas responderam que viveram casos semelhantes no São José. 

Legenda

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito