Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Biometria atinge 70% do eleitorado de Santa Catarina

São mais de 3,5 milhões de eleitores do estado cadastrados no sistema biométrico
Por Redação Florianópolis, SC, 25/07/2019 - 19:19
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Justiça Eleitoral catarinense alcançou, nesta semana, a marca de 70% do eleitorado biometrizado, o que equivale a 3.572.171 dos 5.088.830 eleitores do estado cadastrados biometricamente.

Até maio de 2020, data do fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais do próximo ano, o TRE-SC tem como objetivo cadastrar biometricamente 85% dos eleitores do estado.

Em Santa Catarina, a biometrização do eleitorado ocorre de duas maneiras: por meio da revisão do eleitorado obrigatória (atualmente em curso em 50 cidades do estado), onde o eleitor é obrigado a atualizar seu cadastro perante a Justiça Eleitoral, e consequentemente cadastra sua biometria, e por meio do cadastramento biométrico ordinário, que ocorre nos demais municípios do estado, onde o eleitor pode comparecer espontaneamente no Cartório Eleitoral da sua cidade para atualizar seus dados e coletar a biometria.

Vantagens da biometria

A biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral que permite identificar o cidadão, de modo seguro e eficaz, por meio das impressões digitais, da fotografia e de sua assinatura. No momento da votação, o reconhecimento das digitais ocorre por meio de leitor biométrico acoplado ao terminal do mesário. As digitais são únicas em cada indivíduo, o que oferece a garantia de que quem está votando é realmente o titular do voto. Assim, a biometria dá ainda mais segurança à eleição.

Além disso, o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), adotado pela Justiça Eleitoral, afasta situações de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no cadastro eleitoral. Isso porque faz o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados no banco de dados. O sistema tem capacidade para comparar até 160 mil impressões digitais por dia, mas pode ser ampliada, se preciso.

O cadastramento biométrico do eleitorado fortalece a segurança e a transparência do processo eleitoral, garantindo o direito à cidadania, e faz parte da priorização das iniciativas estratégicas do TRE-SC.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito