Com grandes partidas, chegou ao fim neste domingo (5) o Campeonato Brasileiro de Sinuca modalidade Six Red nas categorias Sênior e Master. Pelo quinto ano consecutivo, a competição nacional ocorreu no Salão de Sinuca do Centro Estético e Esportivo (CEE) Édio Nagel, na sede campestre da Sociedade Recreativa Mampituba.
O grande campeão na categoria Master foi Igor Figueiredo (SP), maior atleta da história brasileira e bicampeão mundial, que chegou a 19ª conquista ao vencer Adriano Corrêa (PR) na final. Já na categoria Sênior, Jairzinho (RJ) foi o grande campeão ao vencer Eládio Silvestre, o Vaca (PR) na final por 4 partidas a 2.
"Das cinco edições aqui, participei de quatro e esse é meu quarto título em Criciúma, e meu 19º título Brasileiro. Estou muito feliz de estar aqui novamente. Obrigado ao clube pela excelente estrutura, aos atletas de Santa Catarina, de Criciúma e do Mampituba", destaca Figueiredo.
Participaram desta edição, 96 atletas vindos do Paraná, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. "Estamos aqui no Mampituba que tem sido o maior parceiro da cidade de Criciúma quando se trata de eventos esportivos. Então, Larciney e toda diretoria do Clube muito obrigado, a cidade de Criciúma agradece. Cada vez que um grande evento desse vem para nossa cidade, além de valorizar a modalidade, o esporte, toda a nossa região sente-se valorizada. Nossa rede hoteleira e nossa rede gastronômica super abastecida e isso que faz nossa cidade sediar, cada vez mais, eventos como esse", destaca o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
Atleta do Mampituba termina em 4º Lugar
Dos 24 atletas que representaram Santa Catarina, 12 foram da Sociedade Recreativa Mampituba. O grande destaque do clube, foi Ademir da Silva que terminou a competição na 4ª colocação.
"É uma alegria para todos nós vermos um dos nossos 100 taqueadores, que todos os dias jogam neste salão, ficar entre os quatro melhores do Brasil na categoria Sênior. Parabéns Ademir e todos que representaram o Mampituba e Santa Catarina. Dizer, também, que é uma alegria pelo quinto ano consecutivo receber o Brasileiro de Sinuca com atletas de doze estados realizando grandes partidas. Agradecimento especial aos nossos parceiros que estiveram juntos com o Mampituba para a realização desse magnífico evento ", destaca o presidente do Mampituba, Larciney Antônio Fabris.
Mampituba se credencia a ser sede do Panamericano
A Sociedade Recreativa Mampituba e a cidade de Criciúma oficialmente se credenciaram em busca de sediar o Campeonato Pan-Americano de Sinuca em 2026. "Isso é uma carta de intenção. Oficialmente foi colocada a candidatura do Mampituba, de Criciúma, para receber a competição. Até dezembro teremos a confirmação desse evento, vamos apresentar o projeto e temos 99% de certeza que será Criciúma nessa estrutura maravilhosa", comenta o presidente da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS), Pedro Rolim.
Para o presidente do Mampituba, receber essa competição será uma honra e um momento histórico. "Estamos na expectativa dessa confirmação. É um orgulho podermos sediar uma competição internacional de sinuca como é o Pan-Americano. Levando o nome do nosso clube, de Criciúma e da nossa região para toda américa", destaca Larciney. "Colocamos a cidade para ser sede desse que será com certeza o maior evento de sinuca do Brasil", completa o prefeito de Criciúma.
O Campeonato Brasileiro de Sinuca é realizado pela Federação de Sinuca e Bilhar do Estado de Santa Catarina e pela Sociedade Recreativa Mampituba, com supervisão da Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS).
O evento conta ainda com o apoio da FME Criciúma — em comemoração aos 100 anos de emancipação político-administrativa do município , além de Giassi Supermercados, Combo Atacadista, Sinucas Jocari, Novotel Criciúma, Seguradora ALM e Rio Pax Assistência Familiar.
Bicampeão Mundial, vence o Brasileiro de Sinuca no Mampituba
Igor Figueiredo foi campeão pela quarta vez da etapa em Criciúma na categoria Sênior

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo