Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Bem Estar Animal em pauta no Legislativo

Um dos assuntos tratados foram as castrações
Por Redação Criciúma - SC, 17/07/2019 - 13:05
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Os serviços prestados pelo Núcleo do Bem Estar Animal no município, foram tema na Tribuna Livre do Legislativo nesta terça-feira (16). Em proposição da vereadora Geovana Zanette (PSDB), estiveram na Casa, a presidente da Famcri, Anequesselen Fortunato e a representante do Comitê do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina, Regina Freitas.

"Nós, vereadores, somos muito questionados sobre o serviço de Bem Estar Animal, que muitas vezes se confunde com os serviços do Centro de Controle de Zoonozes. Essa é uma bandeira que defendemos e estamos sempre sendo questionados", pontuou a vereadora proponente.

Apesar de ter estrutura anexa ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), o Núcleo do Bem Estar Animal presta serviços diferentes que os do CCZ. A Lei nº 7.367/2018 aprovada pela Casa é que regulamenta o Núcleo.

Um dos focos do Núcleo é o controle da população de animais errantes no município com a castração de cães. Em parceria com o Município, o programa do Núcleo fez, em três meses, 1.572 castrações, sendo 1.223 fêmeas e 349 machos.

"Nos outros anos existia essa política de castração, não a política do Bem Estar Animal, mas castrações que eram feitas mediante contratação de clínicas, mas o número não ultrapassava cerca de 500 castrações anuais", pontuou a presidente da Famcri.