Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Autoridades defendem a continuidade da maternidade no São Donato

Unidade atua junto com o Materno Infantil Santa Catarina, recebendo partos da região
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 29/04/2019 - 09:03 Atualizado em 29/04/2019 - 09:04
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na sexta-feira (26) o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho Diretor do Hospital são Donato, de Içara, decidiram suspender os atendimentos da maternidade a partir de 1º de maio. A medida veio devido ao atraso no pagamento de incentivos de R$ 150 mil, não entregues desde dezembro de 2018 pelo Governo do Estado.

“A maternidade já tem esse convênio desde 2015. A partir de 2019, embora tenha sido aprovado com o colegiado e o contrato celebrado com a Secretaria de Saúde, os recursos não vem. Por isso a nossa preocupação com a questão. É um contrato celebrado entre instituições, independentemente de quem seja o presidente”, disse o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon.

O chefe do Poder Executivo defendeu que a São Donato é um dos hospitais que menos recebe para a maternidade. Conforme o gerente regional de Saúde, Fernando de Faveri, nesta segunda-feira (29) haverá uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde, para a apresentação das demandas do Sul.

“Foi um acordo regional e ela desempenha um papel importantíssimo na nossa região. Nós trabalhamos com a rede cegonha, que organizamos todos os partos da região. Num momento inicial o Santa Catarina até pode absorver, mas é importante manter os dois serviços”, comentou Fernando. Frisou ainda que é um governo novo e precisa de orientação.

A coordenadora da Comissão Intergestores Regional de Saúde da Região Carbonífera (CIR Carbonífera), Gláucia Cesa Périco, lembrou que hoje a região tem o Hospital São Donato e o Hospital Santa Catarina. “Foi uma surpresa para todos nós, porque manifestamos a necessidade da continuidade do serviço”, confirmou. Segundo ela, as duas unidades ainda recebem partos de mulheres de outras cidades.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito