O médico infectologista Dr. David Uip fez uma análise sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), em entrevista concedida à rádio Som Maior, nesta quinta-feira (09), destacando sua importância e os principais desafios que enfrenta. Para o médico, que já foi secretário de Estado da Saúde em São Paulo por três vezes, o SUS é uma das maiores conquistas da saúde pública brasileira.“O SUS é o máximo, as pessoas esquecem que as cirurgias de alta complexidade, os transplantes, são feitos pelo SUS. Você vai para o outro lado, a atenção primária, quem vacina, quem faz essa atenção de programa da família, é o SUS. Então, o SUS, eu não tenho nenhuma dúvida, em termos do mar, que é o melhor projeto, o melhor programa de inclusão da saúde do mundo”, afirmou Uip.
Apesar do reconhecimento, ele apontou dois grandes problemas que impactam diretamente o funcionamento do sistema: o subfinanciamento e a má gestão. “Quais são os problemas do SUS? De um lado, o subfinanciamento. E do outro lado, uma gestão incompetente. Muitas vezes a gestão é incompetente. Então, precisamos aprimorar um sistema que é salvador. O Brasil foi salvo da pandemia por conta do SUS”, destacou.
Outro ponto levantado foi a necessidade de reorganização e regionalização da rede de saúde no país, especialmente em municípios pequenos, que representam a maioria no Brasil.“Os recursos do governo federal chegam menos aos estados e aos municípios. E, no final, quem paga a maior conta são os municípios. E, muitas vezes, a conta é errada. Porque, bem, um município pequeno, e 80% dos municípios do Brasil têm menos de 30 mil habitantes, não dá para ter um hospital de 200 leitos. Então, isto é a regionalização, que ela tem que ser implementada cada vez mais no país”, explicou o infectologista.
Ouça na íntegra a entrevista com o médico infectologista Dr. David Uip: