O “Outubro Rosa” em Criciúma reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Especialistas alertam que a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e o rastreio ativo para mulheres de 50 a 74 anos permite detectar a doença mais cedo. “A mulher precisa solicitar o exame, principalmente a partir dos 40 anos”, afirmou a Doutora Joana Benedet Scheidt em entrevista a rádio Som Maior, no programa Do Avesso, nesta quarta-feira (01).
No câncer de colo do útero, a vacinação contra HPV é recomendada para meninas e meninos entre 9 e 14 anos, enquanto o exame preventivo detecta lesões antes que evoluam para câncer. “É muito importante prevenir esse tipo de câncer, que tem alta chance de cura se diagnosticado cedo”, explicou o doutor Erik Paul Winnikow.
O Proonco Unesc e a Casa Rosa desenvolvem ações de orientação e diagnóstico durante todo o ano, intensificando atividades no Outubro Rosa. Segundo o fisioterapeuta, Germano Duarte Porto, essas iniciativas ajudam a conscientizar a população sobre o tema que costuma ser evitado por algumas pessoas.
Ouça na íntegra as entrevistas no programa Do Avesso:
Saúde e Bem Estar
[Áudio] Outubro Rosa: Prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e de colón
No Programa especial Do Avesso, especialistas reforçam importância de exames anuais

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo