Mais de 13 mil criciumenses foram vacinados contra a gripe no Dia D da campanha nacional de vacinação, realizada nesse sábado (10). O número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, que previa cerca de 6 mil a 7 mil imunizações.“É a primeira vez que Criciúma registra um Dia D com esse volume. Vacinar mais de 13 mil pessoas em um único dia mostra a força da mobilização da nossa equipe e da população”, afirmou o secretário de Saúde, Deivid Freitas.
A ação contou com reforço nas unidades de saúde e estratégias de divulgação, como a passagem de um trio elétrico com os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha pelas principais regiões da cidade. Algumas unidades chegaram a registrar filas e tempo de espera de até uma hora, o que, segundo o secretário, é reflexo do grande engajamento popular. “Melhor esperar uma hora para vacinar do que por um leito de UTI”, destacou.
Meta é atingir 90% de cobertura
Apesar do avanço, a cobertura vacinal geral no município ainda está em pouco mais de 40%. A meta é atingir pelo menos 90%. Por isso, a campanha continua durante a semana em todas as 46 unidades básicas de saúde, sendo que 13 delas funcionam em horário estendido, das 7h às 18h30. Aos sábados, a unidade do bairro Boa Vista permanece aberta das 8h ao meio-dia.
Além das unidades, a Secretaria de Saúde vai realizar ações itinerantes em pontos estratégicos da cidade, como supermercados, praças e o shopping, para ampliar o acesso à vacina. Também é possível atualizar outras vacinas do calendário nacional durante a campanha. “Vamos seguir com força total até alcançarmos a meta. Com o inverno chegando, é essencial que a população esteja protegida”, reforçou David Freitas.
Ouça na íntegra o que disse o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas: