Em tempos de transformação digital e novas dinâmicas sociais, a educação precisa se reinventar. Para o jornalista e especialista em comunicação Marcos Dalmoro, isso começa por reconhecer que “ninguém é obrigado a aprender de uma forma específica”.
Durante a entrevista, Dalmoro compartilhou o caso de um aluno que tinha dificuldades com leitura. A solução encontrada por ele foi usar uma inteligência artificial para transformar o texto escrito em áudio. “Ele ouvia o conteúdo, conseguia contextualizar o assunto, e hoje já tem mestrado”, relata.
Em outro momento da conversa, o jornalista aborda a importância do equilíbrio emocional, especialmente em contextos de crise, onde decisões urgentes e complexas precisam ser tomadas com clareza e estratégia. “Ser emocional numa gestão de crise não é uma boa escolha. Tomada de decisão é com a razão. É preciso pensar em todos os lados”, alerta.
Dalmoro afirma que, mais do que agir rápido, é essencial saber onde se quer chegar e com qual propósito. “É difícil, é complicado. Quando se está no olho do furacão, é preciso saber jogar o jogo e lidar com várias questões ao mesmo tempo.”
Confira a entrevista completa no Programa Do Avesso: