Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

(Áudio) "Cada aluno é um aluno": jornalista Marcos Dalmoro fala sobre aprendizado, e gestão de crise

Os desafios da educação e da comunicação em tempos de mudança

Por Maryele Cardoso 07/05/2025 - 14:43 Atualizado em 07/05/2025 - 14:46

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 

Em tempos de transformação digital e novas dinâmicas sociais, a educação precisa se reinventar. Para o jornalista e especialista em comunicação Marcos Dalmoro, isso começa por reconhecer que “ninguém é obrigado a aprender de uma forma específica”.

Durante a entrevista, Dalmoro compartilhou o caso de um aluno que tinha dificuldades com leitura. A solução encontrada por ele foi usar uma inteligência artificial para transformar o texto escrito em áudio. “Ele ouvia o conteúdo, conseguia contextualizar o assunto, e hoje já tem mestrado”, relata.

Em outro momento da conversa, o jornalista aborda a importância do equilíbrio emocional, especialmente em contextos de crise, onde decisões urgentes e complexas precisam ser tomadas com clareza e estratégia. “Ser emocional numa gestão de crise não é uma boa escolha. Tomada de decisão é com a razão. É preciso pensar em todos os lados”, alerta.

Dalmoro afirma que, mais do que agir rápido, é essencial saber onde se quer chegar e com qual propósito. “É difícil, é complicado. Quando se está no olho do furacão, é preciso saber jogar o jogo e lidar com várias questões ao mesmo tempo.”

Confira a entrevista completa no Programa Do Avesso:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito