O calçadão de Balneário Arroio do Silva, inaugurado no final de 2024, durante a temporada de verão do município, já está se encaminhando para o início da segunda etapa de construção. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (30), pelo prefeito Evandro Scaini (PP).
"Começou o sonho da segunda etapa. Agora a gente precisa receber a visita do governador aqui e nós vamos colocar na mesa esse projeto da extensão do calçadão como prioridade", destaca Scaini, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior. Segundo ele, a segunda fase visa a extensão busca um aumento de um quilômetro. "A gente tem a pretensão de apresentar um aumento em torno de 500 metros para cada lado do calçadão", revela.
Orçado em cerca de R$ 8 milhões, o projeto já foi finalizado, e será apresentado nesta quarta na capital, para conseguir as permissões necessárias. "O projeto já está pronto, está orçado em R$ 7,9 milhões. Nós estamos inclusive hoje na estrada nos dirigindo a Florianópolis para fazer uma conversa no SPU (Superintendência do Patrimônio da União) sobre o aditivo do termo de sessão dessa área, para ter a permissão do patrimônio da União", conta. Quanto à parte ambiental, a proposta já foi mostrada. "Estivemos no IMA em Criciúma conversando com os técnicos a respeito da licença ambiental", acrescenta.
A partir da liberação das autoridades, a obra leva cerca de um ano para ser finalizada, conforme Scaini. "Nós levamos dois anos e três meses em virtude de todos esses atrapalhos que aconteceram, esses trâmites jurídicos e entraves que a gente teve", diz o prefeito.
Acesso Sul
Quanto ao trecho de acesso sul, o município já realizou a licitação para as obras da rodovia. "Tivemos sete empresas concorrendo, foi aberto os envelopes das propostas e também dos documentos. Uma empresa de Minas Gerais ganhou, e agora estão nos questionamentos jurídicos sobre documentação", informa Evandro Scaini.
Ciclovia
Ainda na entrevista, Scaini conta atualizações sobre o projeto de construção de uma ciclovia na SC-447, após manifestação popular, que visa reduzir os números de acidentes no trecho entre Balneário Arroio do Silva e Araranguá. "A única novidade até o momento é que o prazo estabelecido já passou, foi 25 de abril. Agora é que eu já estou numa situação que parece que eu sou chato", critica.
Ouça, na íntegra a entrevista do prefeito Evandro Scaini: