A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva corre contra o tempo para garantir a retomada da tradicional Arrancada de Caminhões. O evento foi cancelado neste ano por decisão judicial e, desde então, o poder público atua intensamente nos bastidores para tentar colocar a corrida na programação de verão.
O prefeito Evandro Scaini mantém a confiança de que conseguirá convencer a Justiça Federal a liberar o evento. Ele sustenta que o Governo Municipal tem seguido todas as exigências para garantir o licenciamento ambiental, chamado EIA/RIMA.
“Quem faz tudo direitinho tem que ter pensamento positivo. Não estamos fazendo nada fora daquilo que foi pedido, inclusive estamos fazendo a mais. Não descumprimos o que foi determinado, estamos 100% corretos e temos que ter uma expectativa, uma esperança de que seja reconhecido todo esse trabalho”, avalia em entrevista ao portal 4Oito.
LEIA MAIS SOBRE A ARRANCADA DE CAMINHÕES
- Arrancada de Caminhões em Arroio do Silva pode não ocorrer em 2025
- Arrancada de Caminhões 2025 é cancelada em Balneário Arroio do Silva
- Fim da Arrancada de Caminhões? Evento tradicional enfrenta impasse ambiental e tem futuro incerto
Município corre contra o relógio para garantir a Arrancada de Caminhões
O prefeito espera obter uma resposta ainda em dezembro e aguarda uma reunião com o promotor responsável pelo caso. A ideia é apresentar toda a documentação recolhida desde o início do processo. “Queremos mostrar ao promotor e para a equipe técnica dele o que foi feito e se existe alguma maneira de dialogar para acertar os ponteiros”, argumenta.
Apesar da expectativa positiva, Scaini trata o assunto com cautela. Ele lembra que precisa ter uma definição até janeiro, já que necessita de tempo hábil para licitar a contratação das empresas que auxiliam na organização da Arrancada de Caminhões. São serviços contratados para atender demandas de segurança, infraestrutura para expositores, arquibancadas, banheiros, proteção, limpeza da praia, entre outros.
“Tudo isso precisa de prazo de licitação, no mínimo 90 dias. Se for liberado em janeiro, ela pode acontecer no final de março. Se ele não liberar em janeiro, não existem mais condições para que todo esse roteiro possa ser cumprido”, alerta.
“Ou acontece na praia ou não faz”
A hipótese de realizar a Arrancada de Caminhões fora da praia está descartada pelo prefeito de Balneário Arroio do Silva. Scaini defende que a corrida na areia é o grande diferencial do evento, tratado como a Fórmula 1 das corridas de caminhões.
“A nossa corrida nunca foi no asfalto. A nossa corrida aqui é a Fórmula 1, mas é na beira da praia, na areia. Se não for ali, dá para fazer em qualquer lugar. Qualquer cidade do Brasil faz no asfalto. Ou faz na praia ou não faz”, sustenta.
Cancelamento gerou prejuízo “inestimável”
A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva possuía o evento licenciado até maio de 2026 junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), mas no dia 20 de dezembro do ano passado foi notificada para o cumprimento da sentença de um processo iniciado em 2011.
Com a decisão da Justiça Federal de cancelar a Arrancada de Caminhões, veio também a exigência do EIA/RIMA. Este estudo é mais complexo e exige uma audiência pública a cada estação do ano. Até o momento, foi realizada a audiência da primavera. A estimativa é concluir o ciclo até setembro de 2026 e, depois disso, realizar a audiência pública geral. Só então o pedido de licenciamento é enviado ao IMA para avaliação.
O prefeito explica que o prejuízo financeiro causado pelo cancelamento da corrida pode ter chegado a R$ 10 milhões, mas o dano de não ter realizado o evento é “inestimável”. “O impacto financeiro foi muito grande. O prejuízo causado pela suspensão daquela licença foi inestimável. Mas a gente não tem o que fazer, a gente tem que obedecer quem manda. O promotor federal é sábio. É um evento que tem há 40 anos e o que está lá não mudou em nada. Eles sabem disso”, argumenta Scaini.
Após o envio da documentação para Florianópolis, o IMA tem até seis meses para avaliar e emitir um parecer.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!