Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Arleu da Silveira e um balanço dos primeiros meses frente à Câmara de Criciúma

Presidente do Legislativo fala dos desafios frente à presidência da Casa
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 10/08/2021 - 16:07 Atualizado em 10/08/2021 - 16:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O tempo passa rápido e lá se vai mais de meio ano de mandato dos eleitos em 2020. Na Câmara de Vereadores, o comando está a cargo de Arleu da Silveira (PSDB), eleito presidente da Casa por unanimidade para o biênio 2021/2022.

Os desafios impostos pela pandemia, a relação com o Executivo, a renovação na Casa, a nova sede, entre outros assuntos, são comentados pelo presidente em entrevista ao portal 4oito.

4oito: Como está sendo para o senhor ocupar a presidência, principalmente no início de um novo mandato?

Arleu da Silveira: Já se passou meio ano. Passa rápido e a Câmara de Vereadores tem feito uma atuação propositiva com muita responsabilidade de todos os vereadores, assessoria e os encaminhamentos que são dados através das comissões e também das reuniões que estão ocorrendo no plenário, como audiências públicas, que foram feitas e todos os projetos do Executivo analisados e respeitosamente com a deliberação de cada voto de cada vereador a condução da mesa tem dado todo apoio a todos os vereadores para que façam um ótimo trabalho.

4oito: Como o senhor destaca a atuação da Câmara de Vereadores nestes primeiros meses?

Arleu da Silveira: Claro que me deixa muito orgulhoso, ainda mais que a mesa foi eleita por unanimidade. Todos os vereadores no dia primeiro de janeiro. Claro que o trabalho tem que ser redobrado e a cidade precisa urgentemente passar por essa pandemia.

4oito: Há uma variedade no Legislativo quando o assunto é idade, opiniões, vereadores de primeiro mandato. Qual a importância desta variedade na Câmara, quanto e como isso contribui com os debates?

Arleu da Silveira: A Câmara renovou com oito vereadores e com ideias novas. Vereadores jovens, muito jovens e isso é o resultado de uma liderança de cada vereador. Também têm os vereadores mais velhos, que é o meu caso, por exemplo. Caso o vereador Toninho, o vereador Salésio, que já passaram por mais de um mandato. Tem o vereador Kaminski. Têm conversado muito com todos os vereadores e isso traduz em muita tranquilidade os trabalhos feitos por aqui.

4oito: Quais os debates levantados pela Câmara que o senhor julga importante?

Arleu da Silveira: Os projetos que vieram para cá do Executivo, de pandemia, e os projetos feitos pelos vereadores com relação à pandemia, todos eles passaram por unanimidade. Isso demonstra a responsabilidade que a Câmara tem com relação a essa pandemia.

4oito: Como está a relação com o Executivo?

Arleu da Silveira: O prefeito Clésio Salvaro é sem sombra de dúvida uma liderança por si só. E frente à Prefeitura de Criciúma, o Governo em uma última pesquisa demonstra uma aprovação de 80%. 
Recentemente a Câmara já fez uma moção de aplauso ao governo em virtude da transparência nas contas públicas que deu 99,5% de transparência, faltou um pouquinho pra tirar dez e isso demonstra então o trabalho que está sendo feito. Eu com o prefeito Clésio, graças a Deus sempre me dei bem com ele desde 1996 e até hoje tenho maior respeito por ele é sem sombra de dúvida hoje uma liderança. Quando fui secretário de Governo sempre de maneira muito respeitosa nos tratamos muito bem por todo período que lá passei e agora também na presidência da Câmara. 

4oito: Como está o debate em torno da nova sede da Câmara de Vereadores? Evoluiu? Está paralisado no momento? Há alguma previsão?

Arleu da Silveira: Com relação à Câmara de Vereadores, em um momento como esse, até falei com o prefeito, e acordei com os demais vereadores que não se tem sentido gastar recurso público para fazer uma nova Câmara. Nós aqui não estamos abrigados. Estamos em um espaço amplo no Centro da cidade. Eu acredito que esse assunto pode ficar um pouco mais pra frente. 

4oito: Quais os planos para o restante de 2021 e para 2022?

Arleu da Silveira: Com relação aos projetos que vêm até o final do ano é muito trabalho e esse trabalho tem que ser revertido para a sociedade criciumense dando sempre uma melhor qualidade de vida.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito